Terça-feira, 5 de agosto de 2003
Por: GIFE| Notícias| 05/08/2003Encerram-se hoje inscrições de prêmio da educação
Termina hoje, 5 de agosto, o prazo de inscrições para o Prêmio Incentivo à Educação Fundamental. A premiação é fruto de uma parceria entre o Ministério da Educação e a Fundação Bunge, e a cada ano prestigia 20 professores de 1ª a 4ª série com práticas pedagógicas inovadoras e adaptadas à realidade dos alunos. As inscrições para o VIIIº Prêmio Incentivo à Educação Fundamental podem ser feitas nas Secretarias Estaduais de Educação. (Meio Norte, 5/8)
A Rádio Eldorado recebe mais um prêmio
O projeto Pintou Limpeza recebeu o Prêmio de Excelência Xplor Brasil, na categoria Proteção ao Meio Ambiente. A iniciativa atua na conscientização sobre a importância da coleta seletiva de lixo e como é possível reverter ganhos com esse material tão pouco explorado para entidades atuantes no terceiro setor. O projeto Pintou Limpeza é desenvolvido pela Rádio Eldorado, em parceria com a rede de postos de gasolina Aster Petróleo. Conta ainda com o apoio das empresas Tetra Pak, Abividro, Prolata, Alcan, Jornal da Tarde e O Estado de São Paulo. Em três anos de atuação, já foram arrecadadas 350 toneladas de lixo e beneficiadas 15 entidades. (Jornal da Tarde, 5/8)
Grafiteiros
Grafiteiros de São Paulo iniciaram, na última sexta-feira, a pintura das paredes do complexo de túneis das Avenidas Paulista e Rebouças. A iniciativa faz parte do projeto São Paulo Capital Graffiti, uma parceria entre a Coordenadoria Especial da Juventude da Prefeitura, a Fundação BankBoston e a organização não-governamental Cidade Escola Aprendiz. A ação marca os 450 anos de fundação da cidade de São Paulo. (O Estado de S. Paulo, 3/8)
Esperança Olinda
Uma grande festa popular, realizada no último domingo, em Olinda (PE), marcou o pontapé inicial da construção do primeiro Espaço Criança Esperança do Nordeste. O projeto chega à cidade com o objetivo de desenvolver programas pedagógicos de inclusão social. Cerca de 1, 2 mil jovens da Cidade Patrimônio serão atendidos, apenas no primeiro ano. Aulas de informática, dança, teatro, artes plásticas, comunicação e esportes estão entre as atividades a serem oferecidas. A iniciativa é fruto de um processo que envolveu o Unicef, a Rede Globo, a Prefeitura, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, fóruns locais e mais de 40 organizações não-governamentais. (Jornal do Commercio; O Povo, 3/8)
Comunidades isoladas terão energia alternativa
A Eletronorte irá implantar, em comunidades dos estados da região norte do País, um programa que irá usar a tecnologia como ferramenta para ampliar a cidadania e combater a pobreza. Intitulado Topawa Ka””a – Rede Floresta de Inclusão Digital, a iniciativa pretende instalar 20 centros de inclusão digital dotados de terminais de acesso à internet. Segundo a coordenação do programa, a ação terá como público-alvo comunidades indígenas e populações pobres e isoladas. (A Gazeta, Clarissa Presotti, 3/8)
Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje: