Terça-feira, 22 de janeiro de 2002
Por: GIFE| Notícias| 22/01/2002O caminho é o da parceria
Em artigo, Rodrigo Baggio, diretor-executivo do Comitê para Democratização da Informática, afirma que o Ano Internacional do Voluntariado aqueceu no Brasil uma expressiva faceta das práticas sociais: a responsabilidade social. Nunca se investiu tanto em ações sociais como no ano que passou. Mais do que uma estratégia de marketing, muitas empresas perceberam que tinham em suas mãos um compromisso maior do que apenas manter seus orçamentos no azul. Segundo Baggio, não se vê mais como exclusividade do Estado a responsabilidade pelas soluções das questões brasileiras. Hoje o caminho é o da parceria, onde empresas, organizações da sociedade civil organizada e Estado trabalham em conjunto. No entanto, os recursos investidos pelas empresas em ações sociais, mais do que um retorno de imagem ou satisfação pessoal daquele que doa, devem objetivar a melhoria do relacionamento da empresa com a comunidade, a motivação e produtividade dos funcionários e, acima de tudo, o bem-estar e desenvolvimento da cidadania. Não se trata de distribuir recursos aleatoriamente, a mola mestra da filantropia deve ser a superação da condição de exclusão social. (Valor Econômico, p. B2, 22/1)
Descobrindo os melhores talentos entre os que têm menos oportunidades
Com trinta anos de atividade, a ONG de origem americana Inroads inicia hoje oficialmente suas atividades no país. A apresentação da sua proposta de trabalho acontecerá a partir das 9 horas na Câmara Americana de Comércio de São Paulo (Amcham-SP), durante um seminário sobre a valorização da diversidade nas empresas. A proposta da Inroads é fazer uma ponte entre as empresas e os estudantes de melhor desempenho em cada país, que pertençam a minorias discriminadas racialmente ou economicamente. A intenção é ajudar esses jovens a traçar um plano de carreira para o futuro. Queremos localizar os mais talentosos, desenvolvê-los, encaminhá-los para as empresas, transformá-los em grandes homens de negócio ou líderes comunitários, explica o CEO da Inroads, Charles Story. Atualmente, existem 52 escritórios afiliados e 10 escritórios satélites da Inroads operando nos Estados Unidos, Canada, México e África do Sul. Cerca de 900 empresas já são parceiras e ajudam a formar todos os anos 7 mil alunos na ONG. (Valor Econômico, 22/1 – Stela Campos)
Escolhidos têm R$ 50 mil
Foram escolhidos os nove projetos da terceira seleção do programa Petrobras Cinema, destinado à produção de curtas-metragens em 35 milímetros. Cada um receberá R$ 50 mil, que deverão ser investidos em um filme com duração máxima de 15 minutos. Sentimentos carregados e figuras polêmicas farão parte dos temas dos documentários. (Tribuna do Brasil, p. B7, 22/1)
Empresas investem no social
Em sua coluna no jornal O Dia, o jornalista Márcio Fortes afirma que o antigo conceito de que as empresas que cumprem suas obrigações e pagam seus impostos em dia não precisam se preocupar com o que acontece da porta para fora está superado. Hoje a postura de responsabilidade social inclui tanto o ambiente interno quanto o externo. As empresas estenderam sua responsabilidade à comunidade na qual estão inseridas. Tanto pode ser a vizinhança como a cidade em que está instalada. O colunista diz que muitas empresas patrocinam projetos sociais no Brasil e cita o exemplo da Xerox, que apoia três programas na Mangueira. (O Dia-RJ, p. 15, 22/1)
Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje: