Quarta-feira, 28 de maio de 2003
Por: GIFE| Notícias| 28/05/2003Integração
O Instituto Pão de Açúcar lança hoje (28/5), em Fortaleza, dois novos programas para auxiliar no desenvolvimento humano do povo cearense. Os projetos serão o Esporte & Ação, que terá a modalidade de atletismo como base, e o Acordes Terra do Sol, em que a música será o alvo do aprendizado. (Diário do Nordeste-CE, 28/5)
Empresas cidadãs são premiadas
Cerca de 18 empresas goianas receberam o Prêmio Manuel Madruga como empresas cidadãs. Dentre as premiadas estão a rede Novo Mundo, a Organização Jaime Câmara e a Belcar Caminhões, que foi a primeira empresa goiana a publicar balanço social. Em parceria com Comitê para Democratização da Informática (CDI), a Belcar Caminhões mantém três escolas de informática e cidadania. (O Popular, 28/5)
Projeto Eu Sou Cidadão lança seu segundo livro
Será lançado hoje (28/5), em Fortaleza, o segundo livro da série Amigos da Leitura, com o título A história inacabada de Maria Rapunzel, do escritor Júlio Lira. As publicações serão distribuídas para 1,4 mil estudantes das escolas públicas de 64 municípios cearenses. O lançamento acontecerá durante a realização do II Curso de Capacitação dos Coordenadores Municipais do Projeto Eu Sou Cidadão. O evento é uma realização da Associação das Primeiras-Damas do estado do Ceará, que desenvolve desde o ano passado o projeto de incentivo à leitura. A iniciativa conta com o apoio da Fundação Demócrito Rocha, que fez a doação de kits literários. (Diário do Nordeste-CE, O Povo, 28/5)
Educação – Prêmio distingue ação de ONGs
Foi lançada ontem (27/5), em Belo Horizonte, a 5ª edição do Prêmio Itaú-Unicef Educação & Participação. O objetivo é premiar e divulgar as ações educacionais promovidas por organizações não-governamentais (ONGs) voltadas para crianças e adolescentes de baixa renda. O prêmio é uma iniciativa da Fundação Itaú Social e do Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), com a coordenação do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de junho. (Estado de Minas, 28/5)
Banco do Brasil lança plano de ação para o Fome Zero
Foi lançado ontem (27/5), no Maranhão, o plano de ação do Banco do Brasil para o Programa Fome Zero. O BB irá investir em políticas estruturais, específicas e locais como forma de combater as causas da fome e da pobreza. Além disso, irá democratizar o crédito junto aos pequenos e médios produtores gerando renda e emprego. Os recursos para as iniciativas são provenientes do repasse de 50% da taxa de administração do Fundo BB – DI Básico. O banco também pretende expandir para as cidades integrantes do Fome Zero os programas desenvolvidos pela instituição. A estimativa é de que 180 mil jovens e adultos em todo o país sejam beneficiados por projetos como BB Educar e AABB Comunidade. (O Imparcial, Glaucio Ericeira, 28/5)
Ações do Instituto Ayrton Senna
O Instituto Ayrton Senna contratou a empresa Oz Design para criar uma série de selos que identifiquem as quatro possíveis categorias de relacionamento das empresas com a entidade. Cada símbolo definirá um tipo específico de relacionamento: parceiro, colaborador, aliado ou licenciado. (Gazeta Mercantil, 28/5)
Um país mais solidário
Nos últimos cinco anos, o Brasil se tornou mais solidário por conta do crescimento do terceiro setor. Trata-se de uma revolução de mentalidade e comportamento inimaginável há até pouco tempo, levando-se em conta que o país, historicamente, não teve uma cultura voltada para o financiamento e a participação da população em ações sociais de ONGs não ligadas à religiões, como acontece nos Estados Unidos. Pesquisa realizada pela Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, em parceria com o Instituto de Estudos de Religião (Iser), estima que 20 milhões de pessoas dedicam parte do seu tempo a ONGs no Brasil. Ainda de acordo com o estudo, o número de postos de trabalho no terceiro setor cresceu 40% de 1991 a 1995. “”O Estado era o pai dos pobres””, afirma a presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, que pretende investir este ano cerca de R$ 19 milhões em ações sociais voltadas para a educação no Brasil. Em 2002, a campanha Criança Esperança, da TV Globo, em parceria com o Unicef, bateu recorde de doações, com R$ 12,6 milhões arrecadados pela internet, telefone e depósitos bancários. Foi um resultado 64% maior que o de 2001 e correspondente a 11,5% dos R$ 110 milhões conseguidos nos 17 anos de campanha. (Revista Época, José Fucs, 26/5)
Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje: