Segunda-feira, 25 de agosto de 2003
Por: GIFE| Notícias| 25/08/2003Universitários participam de programa
A Escola Professor Luiz Gonzaga Pinto Silva, no bairro Jardim São Luiz, zona sul de São Paulo, foi palco no último domingo do lançamento do programa Escola da Família. A iniciativa pretende abrir, aos finais de semana, escolas estaduais para atividades de lazer e cultura. Cada unidade de ensino (seis mil no total) irá dispor de um educador profissional que coordenará as atividades culturais, esportivas e pedagógicas desenvolvidas por voluntários e universitários. A ação conta com o apoio da empresa de telefonia móvel Vivo, do Instituto Ayrton Senna e da Unesco. (Diário de S. Paulo, Luciana Sobral; Folha de S. Paulo; Jornal da Tarde, Camilla Haddad, 25/8)
Micros chegam para combater “”más influências””
Preocupado em oferecer alternativas de educação e lazer aos moradores da comunidade agrícola de Almácegas, no município de Trairi (SP), o Instituto Telemar, em parceria com a escola Santa Luzia, está pondo em prática um projeto que irá disponibilizar à população da localidade terminais com acesso à Internet. Isolados do mundo digital pela falta de cabeamento elétrico, os moradores da localidade poderão usufruir o programa por meio de um sistema de acesso à Internet que utiliza a energia solar. (O Estado de S. Paulo, Carmem Pompeu, 25/8)
Campanha
A editora Melhoramentos e o Instituto Ayrton Senna lançam esta semana, em São Paulo, a Campanha de Volta às Aulas/2004 – Cidadania ao Pé da Letra. Parte da renda obtida com a venda dos dicionários Michaelis será repassada para programas sociais do Instituto. (Jornal do Brasil, Cristiane Costa; O Estado de S. Paulo, 23/8)
Povo e Evolutivo divulgam aprovados
Quatrocentos estudantes, entre ex-alunos de escolas públicas e de cursos de educação de jovens e adultos, terão a oportunidade de fazer gratuitamente o curso intensivo pré-vestibular Evolutivo. A iniciativa é fruto de uma parceria da Faculdade Evolutivo (Face) e do jornal O Povo, que disponibilizou, por meio de testes de seleção, bolsas de estudo para o curso. A lista com os nomes dos beneficiados está disponível no endereço eletrônico do jornal www.opovo.com.br. (O Povo, 23/8)
Governo garante programas sociais para quilombolas
Um convênio firmado no sábado, em Brasília, entre a Fundação Palmares e a Fundação Banco do Brasil, pretende levar a comunidades negras do país programas de geração de emprego e renda, além de alfabetização de afrodescendentes. A iniciativa prevê a inserção de um programa de segurança alimentar e a criação de um banco de dados para cadastrar comunidades quilombolas que, não raramente, não possuem documentos básicos, como a certidão de nascimento. (Gazeta de Alagoas, 23/8)
Alunos têm aula social em Ceilândia
Tendo como meta formar cidadãos que entendam o mundo, as escolas da Fundação Bradesco atendem, desde 1986, filhos de funcionários e moradores de comunidades de baixa renda em todo o Brasil. Em Ceilândia (DF), a entidade beneficia mais de duas mil crianças e adolescentes, oferecendo uma formação construtivista, que leva em conta o desenvolvimento de uma postura crítica. Todos os alunos da Fundação Bradesco recebem atendimento odontológico, acompanhamento psicológico, material escolar e uniformes. Em todo o país, mais de 400 mil pessoas já passaram pela fundação desde sua implantação. (Estado de Minas, 18/8)
Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje: