Segunda-feira, 22 de outubro de 2001
Por: GIFE| Notícias| 22/10/2001Pedais educativos
O arquiteto mineiro Argus Caruso Saturnino, 26 anos, vai dar a volta ao mundo de bicicleta e quer se tornar um professor sobre rodas. O objetivo é unir aventura e educação no Projeto Pedalando e Educando, idealizado por ele e patrocinado pela Cultura Inglesa. Durante o percurso, estudantes brasileiros receberão, via Internet, além das impressões pessoais do arquiteto, informações histórias e geográficas dos países visitados. A viagem, que se inicia em novembro, deve durar dois anos e meio. Serão 29 países e 32 mil quilômetros pedalados. (Revista IstoÉ, p. 43, 24/10 – Greice Rodrigues)
Juta e Sisal substituem os sintéticos nos carros
As montadoras começam a repetir no Brasil a tendência mundial de substituição de produtos sintéticos por naturais na fabricação de veículos. De olho no consumidor que se preocupa com questões ambientais, a indústria aposta em carros mais leves, seguros e ecologicamente corretos. A DaimlerChrysler substituiu o poliuretano usado em encostos de cabeça e assentos de caminhões da marca Mercedes-Benz pela fibra de coco. A estratégia também está sendo seguida pela General Motors, que vai retomar o uso da fibra de coco nos modelos Vectra e Astra. Volkswagen, Renault, e Ford também est ão investindo na substituição de produtos derivados de petróleo por produtos naturais. (Gazeta Mercantil, p. A-7, 22/10 – Cristina Rios)
Número de analfabetos no estado do Rio supera dados do IBGE, diz Firjan
Em 1999, a Federação das Indústrias do Rio (Firjan) criou o projeto Transformar, com o objetivo de alfabetizar jovens com idades entre 15 e 19 anos. Segundo o diretor corporativo da Firjan, Augusto Franco, o número de analfabetos no estado é muito maior do que o que aparece nas estatísticas. Enquanto a Federação identifica jovens analfabetos e patrocina os cursos, o Sesi fornece metodologia educacional e as prefeituras coordenam o trabalho e cedem as salas de aula. Mais de sete mil jovens já aprenderam a ler graças aos convênios assinados entre a Firjan e 80 dos 92 municípios do Rio de Janeiro. Outros 4.550 estão sendo alfabetizados. (O Globo, p. 21, 21/10 – Paula Autran)
Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje: