Terça-feira, 30 de maio de 2001
Por: GIFE| Notícias| 30/05/2001Jardineiros do Barateiro ocupam as praças da cidade de São Paulo
O grupo Pão de Açúcar recrutou jardineiros do Projeto Crê-Ser pelo Barateiro, que funciona no Parque Ibirapuera, em São Paulo, com o objetivo de recuperar praças abandonadas, algumas reduzidas a lixões a céu aberto. Os jardineiros ganharão salário mensal de R$ 283, mais vale-transporte e os benefícios garantidos para qualquer empregado do Pão de Açúcar. Eduardo Romero, diretor de marketing corporativo do Grupo, explica que o programa Jardineiros do Barateiro foi concebido com o intuito de aliar o combate à exclusão social a uma ação ambiental. Outro objetivo é a prestação de serviço para as comunidades vizinhas aos supermercados. O grupo Pão de Açúcar destina por ano R$ 21,6 milhões para o programa Brasil Cidadão, que envolve, além dos projetos sociais, atividades esportivas, culturais e educacionais. A verba para ações sociais é de R$ 2,5 milhões, aproximadamente. (Valor Econômico, p. B2, 30/5 – Claudia Facchini)
Fundação Telefônica ensina entidades a pescar
Começa hoje o Seminário de Elaboração de Projetos Sociais promovido pela Fundação Telefônica. O seminário vai capacitar 12 entidades e membros dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAs) para a elaboração de projetos de ações sociais específicas. Depois do programa de cinco dias em Mairiporã, os alunos terão um mês para refazer suas propostas. Serão escolhidas as oito melhores para receber o apoio da Fundação Telefônica. Hoje, o investimento social das empresas tem por objetivo disponibilizar conhecimento, além de recursos, explica Rosa Castro, coordenadora de projetos sociais da Fundação. (Valor Econômico, p. B2, 30/5)
Bom empregador sem esquecer o social
O terceiro setor no Brasil está em expansão. De acordo com dados da revista eletrônica IntegraAção, existem mais de 250 mil entidades empregando cerca de 2 milhões de pessoas no país. A área movimentou, em 1998, cifras que representam 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB). Em São Paulo, o Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE) publicou o resultado do censo feito junto a 48 organizações. Entre os dados revelados, foi observado um crescimento de 15% no investimento social entre 1997 e 2000, ou seja, de R$ 377,7 milhões passou para R$ 437,1 milhões. Também foi identificado que os salários pagos por esse setor têm valores médios entre R$ 1.220 e R$ 3.293. (Diário de Pernambuco, 28/5 – Ana Braga)
Lançamento
A Fundação Itaú Social e o Unicef lançam hoje (30/5) em Curitiba, a partir das 9h30, a quarta edição do Prêmio Itaú-Unicef – Educação & Participação 2001. A solenidade será no Auditório do Centro de Ciências Biológicas da PUC-PR. (O Estado do Paraná, p. 13 – 29/5)
Empresas dispensam incentivos fiscais
As empresas privadas das regiões Sul, Sudeste e Nordeste investiram R$ 4 bilhões em ações sociais em 1998 e 1999. Segundo o estudo Ação Social das Empresas Privadas, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), os recursos investidos apenas pelos empresários do Sudeste representam 30% do total do gasto social federal na região, excluídos os portes de previdência social. No Nordeste, esse percentual fica em torno de 4%, e no Sul 7%. Mesmo aplicando recursos em benefícios das comunidades, apenas 8% dos empresários do Sudeste afirmam usar os incentivos fiscais concedidos pelo Governo, como a dedução do Imposto de Renda, de doações feitas para entidades filantrópicas ou para o Fundo de Amparo à Criança e ao Adolescente. (Jornal do Estado-PR, p. b3, 29/5)
McDonald′s investe no combate ao câncer
Com o propósito de financiar parte do setor de quimioterapia infantil que será criado no Hospital Ofir Loyola, o McDonald′s lançou no último dia 22/5, em Belém, a campanha McDia Feliz 2001. Este ano, o lançamento ocorre três meses antes de sua realização. Essa antecipação é para proporcionar aos voluntários e à comunidade maior tempo de mobilização, com o objetivo de aumentar o impacto da iniciativa. Em todo o Brasil, 64 instituições serão beneficiadas com a ação do McDonald′s. A expectativa dos organizadores, em âmbito nacional, é superar a arrecadação de R$ 5,6 milhões registrada no ano passado, atingindo este ano R$ 6 milhões. A campanha foi idealizada pelo Instituto Ronald McDonald. (O Liberal, p. 5, 22/5)
Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:
O clipping Investimento Social Privado – Cobertura da Mídia é atualizado de segunda a sexta-feira. O informativo algumas vezes traz notícias veiculadas em dias anteriores devido ao atraso com que os jornais de regiões mais distante chegam a Brasília. Todos os títulos originais das matérias foram mantidos.