Seminário internacional discute o impacto das avaliações externas no aprimoramento das políticas públicas

Por: GIFE| Notícias| 12/09/2016

Como conduzir estudos que permitam acumular conhecimento sobre a educação pública e guiá-la na direção de mais impacto? Como a academia, com suas avaliações e pesquisas educacionais, pode apoiar os gestores públicos? Quais cuidados devem ser levados em conta na interpretação dos aprendizados internacionais sobre avaliação no contexto brasileiro?

Essas e outras questões serão debatidas nos dias 15 e 16 de setembro durante o “Seminário Internacional Caminhos para a Qualidade da Educação Pública: Impactos e Evidências”, segundo da série inaugurada em 2015.  O evento é promovido pelo Instituto Unibanco, em parceria com a Folha de S.Paulo e apoio do Insper. Ele será realizado no Teatro Cetip, do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, das 8h30 às 18h.

O encontro tem como objetivo discutir como as avaliações externas, estudos, pesquisas e evidências científicas podem contribuir para o aprimoramento das políticas públicas e para a tomada de decisão na área educacional, tendo sempre como foco a aprendizagem dos estudantes.

Pesquisadores que realizaram avaliações e pesquisas de programas, e gestores, responsáveis pela implementação das intervenções, apresentarão os desafios e os ganhos possibilitados por essa produção de conhecimento.

Ricardo Henriques, superintendente executivo do Instituto Unibanco, fará uma reflexão sobre o impacto da gestão educacional na aprendizagem dos alunos e o uso de evidências, a partir do resultado alcançado com o projeto Jovem de Futuro. Implantado em 2007, o programa tem como objetivo fortalecer nas redes públicas de ensino a gestão escolar voltada para resultados de aprendizagem.

Desde então, uma série de avaliações com desenho experimental, coordenadas pelo professor Ricardo Paes de Barros (Instituto Ayrton Senna e Insper), vêm sendo conduzidas. O pesquisador explicará a metodologia de avaliação e os resultados de impacto do Jovem de Futuro. Isso, desde sua fase piloto, em 2008, até os dias de hoje.

Além disso, outros palestrantes já estão confirmados como Greg Welch (Universidade de Nebraska); Roberto Lent (Universidade Federal do Rio de Janeiro e Rede Nacional de Ciência para a Educação); Paula Louzano (Universidade de São Paulo); Francisco Soares (Universidade Federal de Minas Gerais e ex-presidente do Inep); Fred Amancio (secretário de Educação de Pernambuco); Raquel Teixeira (secretária de Educação de Goiás); Ricardo Madeira (Universidade de São Paulo); Sergio Firpo (Insper), entre outros.

Para participar

A participação no evento é gratuita e as inscrições podem ser feitas no site. O evento será transmitido ao vivo também pela página do Facebook do Instituto Unibanco.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional