Quarta-feira, 7 de agosto de 2002
Por: GIFE| Notícias| 07/08/2002Ministro recebe relatório final do projeto Educando o Cidadão do Futuro
Aconteceu ontem, no Rio de Janeiro, a solenidade de encerramento do projeto Educando o Cidadão do Futuro, uma iniciativa dos jornais O Globo e Extra em parceria com a Telemar. O ministro da Educação, Paulo Renato Souza, esteve presente no evento e recebeu um relatório com as considerações do projeto. O principal objetivo do Educando o Cidadão do Futuro foi discutir como a escola pode contribuir para a formação dos jovens brasileiros. (O Globo, p. 21, 7/8)
Internos aprendem profissão
Os mais jovens marceneiros de Manaus (AM) formados pelo projeto Renascer, uma parceria do governo do Amazonas, Nokia, Infraero e Ministério Público, vão expor suas peças no hall do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, nos meses de outubro e novembro. Além disso, os internos dos abrigos para adolescentes infratores querem um espaço próprio para expor e vender suas obras. Para isso, eles devem se encontrar com a secretária estadual do Trabalho e Assistência Social, Maryse Mendes, e propor a idéia. Um dos locais disponíveis é a Central de Artesanato Branco e Silva, que já recebe muitas produções e materiais encaminhados pela Secretaria do Trabalho. O Renascer objetiva gerar emprego e renda aos internos após o desligamento das unidades de atendimento, oferecendo treinamento básico, prevenção de acidentes de trabalho, matemática, desenho técnico e acabamento. (A Crítica-AM, p. C7, 6/8)
Projeto ensina balé clássico para crianças e adolescentes de baixa renda
O projeto Descendo o Morro na Ponta, idealizado e coordenado pela bailarina e professora Andréa Erhardt, ensina o balé clássico a crianças e adolescentes de baixa renda da Barragem Santa Lúcia, em Belo Horizonte (MG). No início, contava apenas com o apoio da União Comunitária da Barragem Santa Lúcia e da prefeitura. Em 1999, o projeto foi inscrito e aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Com a parceria da Companhia de Tecidos Santanense, Andréa conseguiu ampliar a oferta para receber mais 70 meninas. A Telemig Celular também abraçou a iniciativa este ano, e hoje são quase 200 alunas divididas em 11 turmas que, além do balé clássico, aprendem as técnicas do jazz. Segundo a bailarina, o seu objetivo inicial é dar condição para que as meninas possam se desenvolver na dança e tentar uma carreira profissional. (Diário da Tarde-MG, Caderno 2, p.5, 6/8)
CIEE e NBT promovem curso para jovens
A parceria entre o Centro Integração Empresa-Escola (CIEE) e a Norte Brasil Telecom possibilitou a criação, em Belém (PA), do programa CIEE de Alfabetização de Jovens e Adultos. O projeto, que já possui cinco turmas, oferece gratuitamente o material didático e o uniforme para os alunos. (Diário do Pará, Cidades p. 5, 5/8)
Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje: