Fundação Bunge anuncia vencedores do Prêmio Moinho Santista

Por: GIFE| Notícias| 30/08/2004

No último dia 6 de agosto, a Fundação Bunge anunciou, no Tribunal de Justiça de São Paulo, os vencedores da 49ª edição do Prêmio Moinho Santista e da 25ª edição do Prêmio Moinho Santista Juventude. Ambos visam premiar vida e obra de pessoas que tenham se sobressaído nas áreas de ciências, letras ou artes, sendo que o segundo é destinado a pessoas de até 35 anos de idade.

Neste ano, foram reconhecidos trabalhos na área de ciências, tendo como categorias desenvolvimento sustentável e genética. Na primeira, foi escolhido o paulista Paulo Nogueira Neto, que criou a Lei da Política Nacional do Meio Ambiente e estruturou leis ambientais que estabelecem as unidades de conservação. Já na categoria genética, foi destaque o gaúcho Francisco Mauro Salzano, que comparou o código genético de cinco tribos indígenas e reconheceu o gene da obesidade, responsável pela tendência dos índios a engordar.

Na premiação voltada para a juventude, os contemplados foram Adriel Ferreira da Fonseca, em desenvolvimento sustentável, e Anamaria Aranha Camargo, na categoria genética. Adriel realiza pesquisa sobre a reutilização de esgoto tratado na irrigação de plantas e Anamaria atuou no Projeto Genoma Humano do Câncer.

Desde sua criação, o Prêmio Moinho Santista já homenageou mais de 130 personalidades. Entre eles, estão Jorge Amado, Raquel de Queiroz, Paulo Autran e Oscar Niemeyer. Além de diplomas e medalhas, os contemplados recebem R$ 70 mil cada.

Cada um dos reconhecidos pelo Moinho Santista Juventude recebe diploma, medalha e R$ 30 mil em dinheiro. A cerimônia de entrega dos prêmios acontece no dia 30 de setembro, com a presença do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, presidente honorário da Fundação Bunge.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional