O Prato Nosso de Cada Dia

Por: GIFE| Notícias| 06/12/2004

Nome da organização: Instituto Criança é Vida
Qual a missão da organização? Educar para a saúde
Qual(is) a(s) área(s) temática(s) da organização? Saúde
Qual(is) o(s) principal(is) público(s)-alvo da organização? Adultos, jovens e crianças

IDENTIFICAÇÃO DO CASO DE PARCERIA

Caso de parceria: O Prato Nosso de Cada Dia
Data do início da parceria (mês e ano): Julho de 2003
A parceria está: Concluída

DADOS DO CASO DE PARCERIA

Resumo da parceria:

A parceria intitulada “”Lilly e Instituto Criança é Vida educando para alimentar melhor”” é resultado da adaptação do projeto “”O prato nosso de cada dia””, cujo objetivo é integrar as ações do instituto ao programa Fome Zero do governo federal. O instituto coloca sua bem-sucedida experiência de quase 8 anos a serviço da sociedade. A missão do instituto é repassar seus projetos para outras instituições e empresas que também queiram promover educação em saúde para comunidades pobres.

Para o Lilly que também tinha como objetivo educar populações para uma vida de mais saúde, não havia necessidade de “”reinventar a roda””. A empresa Eli Lilly teve desprendimento suficiente para realizar a parceria embora o principal mantenedor do instituto seja a Schering-Plough.

O projeto educa para o valor dos alimentos e as conseqüências de uma má alimentação, promove encontros com famílias que estimulam a busca de uma alimentação equilibrada e incentiva ainda a alimentação digna a baixo custo.

Quais os principais resultados já alcançados pela parceria?

Resultados: 48 voluntários Lilly foram treinados para o desenvolvimento do projeto em 5 instituições com 230 crianças e 240 adultos.

A parceria possui instrumentos de avaliação?

Sim, existe um instrumento de avaliação preenchido pelos pais de crianças e entrevistas são realizadas com diretores de instituições e voluntários. A avaliação das famílias obteve um índice de 95% de excelente. A Eli Lilly está dando continuidade e ampliando sua parceria para 2004 e 2005.

Quais as três principais dificuldades enfrentadas pela parceria e como elas foram superadas?

A parceria Instituto Criança é Vida / Eli Lilly não tem nenhuma grande dificuldade para superar, porque o instituto possui alguns anos de experiência em parcerias. Qualquer parceria contratada tem claramente enumerada todos os direitos e responsabilidade de ambas as partes (custos, materiais, regulamentos, etc.).

Em seu entendimento, quais são as principais lições aprendidas na parceria que podem ser compartilhadas com os demais investidores sociais privados?

A grande lição aprendida com esta parceria é justamente o fato de que empresas concorrentes podem se unir em prol da sociedade. Duas empresas concorrentes comercialmente “”arregaçam as mangas””, sensibilizam funcionários, inclusive diretores e presidentes, e fazem acontecer a educação em saúde para comunidades pobres. Todos saem ganhando: instituições, famílias e empresas.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional