Pesquisas trazem radiografia das ações sociais no Brasil

Por: GIFE| Notícias| 13/12/2004

Além da pesquisa As Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos no Brasil (Fasfil), outros estudos importantes têm sido produzidos para radiografar o terceiro setor brasileiro e a atuação social de ONGs, fundações, institutos e empresas.

Uma das primeiras iniciativas foi o Projeto Comparativo Internacional sobre o Setor sem Fins Lucrativos, realizado pela Johns Hopkins University em 35 países, com o objetivo de descobrir a importância das organizações civis sem fins lucrativos na sociedade. No Brasil, a coordenação foi de Leilah Landim e Neide Beres, do Iser (Instituto de Estudos da Religião), e traz dados de 1995.

Realizado pela primeira vez em 2001, o Censo GIFE é um amplo levantamento sobre origem, natureza, formas de atuação e abrangência das organizações que fazem parte da rede GIFE. A segunda edição da pesquisa foi lançada no último mês de outubro, com os dados referentes a 2004.

Promovido pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) em 2001 e em 2004, o levantamento Ação Social das Empresas traz um retrato das atividades realizadas voluntariamente pelo setor privado lucrativo nacional. São apresentadas informações gerais sobre o que e como fazem, quem beneficiam e quanto aplicam, além das principais motivações e dificuldades que encontram.

Já a publicação ONGs no Brasil – Perfil e Catálogo das associadas à Abong traz os resultados de uma pesquisa realizada em 2001 com os membros da Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional