Bradesco e Roberto Marinho lançam programa educacional
Por: GIFE| Notícias| 25/04/2005Em evento realizado no último dia 13 de abril, no Rio de Janeiro (RJ), Fundação Bradesco e Fundação Roberto Marinho lançaram o programa Formação Educacional. Em parceria com o Sesi, a iniciativa proporcionará a funcionários e prestadores de serviço da Companhia Vale do Rio Doce a possibilidade de concluírem seus estudos básicos.
Inicialmente, serão atendidas mais de 600 pessoas dos municípios de Cariacica, Serra, Vila Velha e Vitória, todos no Espírito Santo. Posteriormente, o programa será estendido para mais quatro Estados – Pará, Maranhão, Sergipe e Minas Gerais -, beneficiando cerca de 7 mil pessoas, que terão concluído sua formação básica até 2010.
Antes de ser implementado, o programa vai passar por uma série de etapas. Entre elas, a sensibilização dos trabalhadores para a importância da volta aos estudos, de suas chefias e também das famílias para que estimulem esses funcionários. A adesão ao programa não é obrigatória, mas todos receberão, em seu próprio local de trabalho, as informações sobre a proposta e sua importância.
Os professores serão capacitados para o uso da metodologia e do material didático do Telecurso 2000, criado em 1995 pela Fundação Roberto Marinho e pela Fiesp, que oferece os conteúdos dos ensinos fundamental e médio utilizando multimeios.
A metodologia se baseia nos conhecimentos que o aluno já possui para incorporar novos aprendizados e habilidades que podem ser aplicadas no contexto da vida social e da formação pessoal. Desse modo é possível promover a aceleração da aprendizagem e desenvolver os conteúdos do programa do curso, bem como as habilidades básicas, as questões de cidadania e a capacidade empreendedora de cada um.