Movimento premia ações que apóiem o cumprimento dos ODM

Por: GIFE| Notícias| 26/09/2005

Vai até o próximo dia 7 de outubro o prazo para inscrições no Prêmio ODM Brasil, que reconhecerá organizações do setor privado ou público, institutos, fundações, universidades, prefeituras e indivíduos que desenvolvam ações e projetos visando o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). A iniciativa é do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, Governo Federal e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Os finalistas serão selecionados por comitês técnicos de especialistas nos ODM e um júri especial escolherá as práticas vencedoras. Uma das metas é desenvolver um banco de iniciativas bem-sucedidas, que seja referência de política pública para sociedade e governos.

O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade reúne representantes de empresas, organizações da sociedade civil e do governo federal. Suas ações têm como diretrizes os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio estabelecidos pela Declaração do Milênio, aprovada em setembro de 2000 pelos 189 Estados-membros da Assembléia Geral das Nações Unidas.

Para disseminar os ODM, o Movimento promove a Semana Nacional de Cidadania e Solidariedade, que acontece desde 2004, sempre em agosto. É um período de mobilização e conscientização para a prática da cidadania e da solidariedade no Brasil, por meio de eventos e atividades de reflexão em diversas localidades, buscando definir ações concretas para o desenvolvimento do país.

A entrega do Prêmio ODM Brasil acontecerá em dezembro, durante solenidade no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). Mais informações e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.odmbrasil.org.br.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional