Prêmio homenageia projetos sociais e científicos na área da saúde

Por: GIFE| Notícias| 23/01/2006

Dar visibilidade e propiciar a disseminação de trabalhos sociais voltados à saúde, e promover o reconhecimento de profissionais que trabalham pelo avanço da ciência. Esses são apenas alguns dos objetivos do Prêmio Saúde Oncologia América Latina, criado pela Aguilla Saúde Brasil.

Em sua primeira edição, o concurso conta com duas categorias: de um lado, o trabalho social desenvolvido por institutos, associações e ONGs; de outro, a pesquisa e a atuação profissional no avanço da ciência para o enfrentamento do câncer. Dessa forma, a Aguilla pretende disseminar aprendizado sobre medidas preventivas, noções básicas de procedimentos para a garantia da saúde, detecção precoce de afecções, e desenvolvimento de programas pertinentes a objetivos comuns aos países que compõem o segundo mais populoso continente do mundo.

Os projetos sociais que irão concorrer ao Prêmio podem envolver estudantes, médicos, paramédicos e profissionais do terceiro setor, que desenvolvam ações na área de Oncologia/Hematologia gerando benefícios ao paciente e seus familiares. Os projetos nessa categoria, como campanhas de saúde e ações de intervenção na comunidade, precisam ter como foco principal, o paciente. Os trabalhos serão avaliados pela abrangência e/ou impacto do público-alvo; legitimidade social; capacidade de estabelecer parcerias; qualidade; profundidade; coerência; apresentação; documentação e potencial de replicação do projeto.

Já na categoria de trabalhos científicos, os autores poderão inscrever mais de um projeto, porém, apenas um poderá ser classificado e/ou premiado. Os proponentes deverão ser médicos inscritos no Conselho Regional de Medicina e os trabalhos poderão envolver residentes e graduandos dentro das seguintes especialidades: Patologistas, Cirurgiões, Hematologistas, Oncologistas, Mastologistas, Endocrinologistas, Urologistas e Oftalmologistas.

Uma comissão selecionará inicialmente vinte trabalhos finalistas, sendo que cinco serão premiados em cada categoria. Cada trabalho vencedor receberá US$ 5.000,00, além de apoio da Novartis para publicação e apresentação em eventos científicos. O valor da premiação deverá ser reinvestido no projeto. A premiação dos vencedores será feita em cerimônia com data de entrega prevista para abril deste ano.

Para participar, os interessados em participar da premiação deverão preencher os formulários disponíveis no site do Prêmio e encaminhá-los juntamente com os trabalhos até o dia 31 de janeiro na sede da Aguilla Saúde (rua Pedro Teixeira, nº 92, Vila Olímpia, São Paulo, CEP 04.550-010). Informações pelo e-mail: [email protected] ou telefone: (11) 3846-2649.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional