Desafios para uma sociedade sustentável
Por: | Notícias| 06/02/2006Estão abertas as inscrições para o 4º Congresso GIFE sobre Investimento Social Privado, que será realizado no período de 24 a 26 de maio de 2006, em Curitiba (PR), no Estação Embratel Convention Center. Há preços diferenciados para associados GIFE e até 28 de fevereiro o desconto é de 26% para todos os públicos.
Com o tema Desafios para uma sociedade sustentável , o evento busca provocar uma profunda reflexão sobre as ações e o papel de cada um na construção de uma sociedade em que as dimensões econômica, social e ambiental tenham mais equilíbrio.
Paralelamente ao congresso, será realizada a 5ª Mostra de Ação Voluntária de Curitiba – Cidadania e Responsabilidade Social, em uma área de 1.600 m2, onde empresas, organizações religiosas, não-governamentais, instituições de ensino e órgãos públicos vão expor suas ações sociais e de voluntariado. A estimativa do CAV (Centro de Ação Voluntária de Curitiba), realizador da mostra e um dos parceiros do GIFE na organização do evento, é que circulem mais de 10 mil pessoas pelos estandes, no período de 25 a 27 de maio, além das 600 esperadas para o congresso.
“” O Congresso GIFE 2006 partirá de uma visão global da definição mais ampla de sociedade sustentável para, em seguida, abordar os conceitos-chave da sociedade civil e dos investidores sociais privados sobre isso e, finalmente apresentar ferramentas que favoreçam o alcance do objetivo maior””, diz Fernando Rossetti, secretário geral do GIFE.
Objetivo
Criar espaços de reflexão e diálogo entre diferentes agentes sociais, dar visibilidade a ações da sociedade civil organizada e pôr na pauta do dia o desenvolvimento social do país sob o prisma da participação da iniciativa privada são os principais objetivos do GIFE ao realizar o Congresso sobre Investimento Social Privado a cada dois anos.
Desde a primeira edição, o evento busca disseminar esses objetivos pelo país, prestigiando cidades fora do eixo Rio-São Paulo. Este ano, a escolha da região Sul se justifica pelo seu imenso potencial de investimento social privado e por ser uma das capitais brasileiras que melhor acolhe seus visitantes.
O Congresso GIFE é reconhecido internacionalmente como um dos espaços mais importantes para ampliar a rede de relacionamentos e reciclar conhecimento. Junto com a mostra, configura-se em oportunidade também para as organizações que desejam patrocinar a iniciativa, associando seu nome ao evento, ou desejam divulgar ações sociais para um público qualificado, formado por profissionais e lideranças ligadas a instituições de origem empresarial, ONGs, órgãos governamentais, veículos de comunicação e universidades.
Agenda Temática
A agenda foi construída de forma a oferecer discussões de alto nível e conteúdos diferenciados para quem busca aprofundamento do conhecimento sobre o tema, necessita de material mais ferramental e quem precisa se familiar mais com conceitos e práticas do terceiro setor. Para isso, a estrutura da programação envolve conferências, mesas de debate, painéis temáticos, oficinas de gestão e programação cultural.
Assim, na noite do dia 24 de maio, acontece a primeira conferência: Os desafios para uma sociedade sustentável . A complementaridade de forças e papéis entre Estado, sociedade civil organizada e iniciativa privada e os desafios que essa articulação apresenta será a tônica da discussão, que norteará os trabalhos dos demais dias.
O dia 25 começa com a conferência O futuro do Investimento Social Privado, na qual serão apresentados resultados de pesquisas inéditas que ajudarão a formar um panorama da filantropia no Brasil e no mundo, destacando as principais características, conquistas, tendências e desafios.
À tarde, acontecem apresentações simultâneas, seguidas de debates, de casos inspiradores para o aprimoramento da articulação entre setores, visando o fortalecimento da sociedade. Os temas das mesas debates serão: Parcerias da sociedade civil com o Estado para a construção de políticas públicas: Desenvolvimento de base e organização da sociedade civil; Fundações Comunitárias – novos modelos de investimento social privado e Educação como mecanismo de transformação social.
No último dia, o Congresso traz questões de ordem prática. A conferência Desafios para o Investimento Social Privado traz três convidados que vão apontar os principais entraves para o investimento social no Brasil, sob a ótica do governo, da iniciativa privada e da sociedade civil.
À tarde, quatro painéis temáticos simultâneos vão apresentar conteúdo instrumental, por profissionais e lideranças com grande entendimento e experiência sobre os temas. São eles: A Comunicação como instrumento de mobilização social; Como avaliar e medir o resultado do investimento social privado; Como disseminar metodologias através de Tecnologias Sociais, e Estratégias de organização do voluntariado.
De 25 a 27 de maio acontecem três oficinas de gestão simultâneas sobre os seguintes temas: Sustentabilidade e Captação de Recursos; Comunicação para Organizações da Sociedade Civil e Cenário Social e Legislação para o Terceiro Setor. Elas serão uma versão compacta do curso Ferramentas de Gestão, oferecido pelo GIFE anualmente. Os horários são diferenciados da programação oficial para facilitar o acesso aos congressistas e para o público local não-inscrito no congresso.
Para o encerramento do evento está prevista a elaboração de um documento conclusivo sobre as discussões dos três dias, de forma a apontar um prognóstico do futuro do investimento social privado no país.
Como participar
Informações detalhadas sobre o conteúdo, inscrições, locação de estandes ou cotas de patrocínio estão disponíveis no site oficial do evento www.gife-cav2006.org.br
O processo de inscrição é eletrônico e exclusivamente por meio do site do evento. Há preços diferenciados para cada categoria de público. Até 28 de fevereiro, o desconto geral é de 26%. O encerramento das inscrições será em 07 de maio de 2006.
A inscrição nas oficinas de gestão será feita à parte do congresso. Há descontos para quem se inscrever em mais de uma aula.