Pesquisa explora o papel das fundações corporativas
Por: GIFE| Notícias| 17/12/2007Em meio ao ambiente de mudança da responsabilidade empresarial a Charities Aid Foundation, do Reino Unido, lançou a pesquisa “”The changing nature of corporate responsibility – what role for corporate foundations?””. O estudo explora como as mudanças na responsabilidade empresarial estão impactando o papel das fundações empresariais locais.
A pesquisa foi desenvolvida a partir de um estudo prévio, feito em 2006 (Revealing the Foundations), além da realização de diversas entrevistas com empresas e suas fundações, especialistas em investimento social corporativo e vinte organizações da sociedade civil que recebem recursos de empresas ou fundações.
A nova pesquisa focou em fundações que não têm fundos patrimoniais, pois foi considerado que essas fundações são potencialmente mais afetadas por mudanças nas estratégias de responsabilidade social corporativa das empresas do que as demais.
O levantamento apontou para um resultado heterogêneo quanto ao impacto nas fundações a partir das ações de responsabilidade empresarial. Um grupo de fundações considerou que suas funções em relação ao financiamento de projetos sociais estavam bem-definidas e que, portanto, a responsabilidade da empresa mantenedora tinha pouco impacto em suas atividade. Para outro grupo de empresas, a razão original da criação da fundação não existe mais, e a responsabilidade corporativa foi para a empresa uma oportunidade para rever o papel da fundação, procurando integrá-la mais ao negócio. Para um terceiro grupo, a responsabilidade corporativa representou uma oportunidade para criar uma fundação com o propósito específico de aproximar a empresa da responsabilidade social.
A conclusão do trabalho confirmou as teses levantadas na pesquisa de 2006, quando se levantaram papéis e atividades muito diversificadas para as fundações empresariais.
A pesquisa propõe um novo caminho para a fundação empresarial, considerando as boas práticas e os diferentes papéis que essas empresas podem assumir. Desde o financiamento de projetos, passando pela participação estratégica em programas de responsabilidade social, coordenação do envolvimento dos funcionários da empresa, desenvolvimento de novos projetos, análise do terceiro setor, entre outros.
A integra da pesquisa está em inglês e pode ser acessada pelo link www.cafonline.org/PDF/CorporateFoundations.pdf .