Carta de Apoio às candidaturas ao Conselho do PMLLLB
Por: GIFE| Notícias| 06/11/2019Caras e caros membros da Rede LEQT,
Como todos sabem, no dia 09 de novembro de 2019 acontecerá a votação para a constituição do Conselho Municipal do PMLLLB. Considerando a relevância desse Conselho para garantir a efetivação do Plano, que foi construído com forte presença da sociedade civil, a Rede LEQT, comprometida com o desenvolvimento democrático da cultura e escrita no Brasil, declara seu apoio aos seguintes candidatos:
Djalma Lopes Góes (Nando Comunista), rapper, sociólogo, militante do Coletivo de Esquerda Força Ativa, do Fórum Hip Hop Municipal-SP, participa da Rede LiteraSampa, atua em vivências de leitura e literatura preta. Pretende atuar nas áreas de formulação e execução das políticas ligadas ao livro, leitura, literatura e bibliotecas, bem como na fiscalização do cumprimento do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas.
João Luiz Marques, escritor, jornalista e mediador de leitura; trabalhou como assessor de imprensa de editoras; militou em coletivos de cultura; participa da Rede de Leitura LiteraSampa, coordena clubes de leitura; fez parte do Grupo de Trabalho que ajudou a elaborar o PMLLLB e era conselheiro do Conselho cassado; é autor do livro “Os meninos da biblioteca”, ficção juvenil inspirada na luta pela defesa de uma biblioteca pública; é diretor do Sindicato dos Jornalistas.
Julia Santos, bibliotecária formada pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP. Atualmente, é bibliotecária, gestora e mediadora de leitura na Biblioteca Comunitária Espaço Jovem Alexandre Araújo Chaves – EJAAC da Rede LiteraSampa. Cursando Gestão Cultural pelo Centro de Pesquisa e Formação do SESC, eleita em 2016 como suplente do Conselho na área de Centro de pesquisa, universidade e faculdades.
A LEQT reitera a importância de que todos os integrantes da Rede participem da votação no dia 09/11/2019, das 9h às 17h, na Biblioteca Monteiro Lobato, rua General Jardim 485. Aproveitamos para lembrar que:
serão eleitos os oito representantes da sociedade civil.
todos os munícipes da cidade de São Paulo, com idade mínima de 16 anos, podem votar. Basta levar documento
com foto.
serão escolhidos um titular e um suplente para cada uma destas áreas de atuação: bibliotecas, bibliotecas
comunitárias, centros de pesquisa, universidades e faculdades, coletivos culturais relacionados à leitura e
literatura, educação, escritores, mercado do livro e pessoas com deficiência. O Conselho deverá ser composto por, no
mínimo, 50% de mulheres.
Reiteramos nosso convite para que todos os membros da LEQT divulguem e participem da votação. Cada voto será fundamental para que seja constituído um Conselho de pessoas comprometidas com a promoção da leitura e, assim, possamos “atuar para que as ações de promoção da cultura escrita no Brasil aconteçam de forma contínua, cooperativa e coordenada..”, conforme afirmamos em nossa Carta de Princípios.
Rede LEQT – Leitura e Escrita de Qualidade para Todos