Fundação Telefônica lança concurso para apoiar projetos infantis
Por: GIFE| Notícias| 11/12/2006 A Fundação Telefônica lançou o Concurso de Projetos do Programa Pró-menino, cujo edital será enviado aos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAs) das 200 cidades mais populosas do Estado de São Paulo, área que abrange 90% da população paulista. Somente através dos CMDCAs as organizações governamentais ou da sociedade civil poderão inscrever seus projetos.
A convocatória da Fundação Telefônica é a etapa de captação para a seleção dos projetos que serão patrocinados pelo Programa Pró-menino, abrangendo duas linhas de atuação: Jovens em Conflito com a Lei e Combate ao Trabalho Infantil. É por meio da primeira linha do programa que, desde 1999, a instituição vem apoiando iniciativas de atendimento a adolescentes que estejam cumprindo medidas sócio-educativas em meio aberto (liberdade assistida e prestação de serviço à comunidade).
O objetivo é colaborar com projetos que contribuam para a integração do adolescente infrator e a redução da reincidência, através de ações que promovam a igualdade e o combate a qualquer discriminação, bem como o acesso à educação, cultura, esporte e lazer, além da saúde e de oportunidades de profissionalização.
Já em relação à segunda linha de projetos, de combate ao trabalho infantil, a Fundação Telefônica inicia neste ano sua atuação nessa área, com a finalidade de contribuir para erradicar qualquer forma de trabalho por parte de crianças, assegurando a elas o direito de receberem formação integral. Neste sentido, é preciso garantir a educação formal e complementar, bem como dar apoio à família e sensibilizar a comunidade.
“”Nosso objetivo nessas linhas é melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes, através do cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente””, enfatiza o presidente da entidade, Sérgio Mindlin. A seleção dos novos projetos levará em consideração aspectos como a relevância em relação ao contexto local, a clareza na metodologia dos trabalhos propostos, os objetivos e resultados esperados ao final de 18 meses de apoio e o comprometimento do poder público, visando à sustentabilidade do projeto, entre outros.
Os projetos devem, necessariamente, ser enviados eletronicamente à Fundação Telefônica por meio do endereço [email protected], até o dia 05 de fevereiro de 2007. As propostas devem seguir um roteiro que está detalhado no edital publicado no site www.fundacaotelefonica.org.br ou www.promenino.org.br. O financiamento é feito por meio do direcionamento de recursos ao Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente (Funcad) do município correspondente, fortalecendo, deste modo, o trabalho dos Conselhos.