Natura busca novas formas de conscientizar consumidor
Por: GIFE| Notícias| 05/02/2007Nem só de desfiles e tendências para o inverno 2007 viveu a 22ª edição da São Paulo Fashion Week (SPFW), realizada entre os dias 24 e 29 de janeiro. Com o tema sustentabilidade, o evento contou com uma série de exposições audiovisuais mostrando como é possível unir a moda e reponsabilidade socioambiental.
Uma das empresas patrocinadoras e mais participantes da SPFW foi, sem dúvida, a Natura. Nos espaços que dispunha na Bienal de São Paulo, a empresa apresentou opções por embalagens de menor impacto ambiental e o uso de matérias-primas renováveis. “”Apostamos no poder de transformação das decisões individuais, mesmo que cada uma delas, em si, pareça pequena””, explicou Eduardo Costa, diretor da marca Natura.
Segundo apresentou na SPFW, a empresa irá substituir, a partir do próximo mês, os frascos PET virgem, utilizados no envase de produtos da linha Ekos, por recipientes compostos (30%de PET reciclado). O desenvolvimento da nova embalagem levou três anos e, de acordo com a Natura irá reduzir o impacto ambiental em 15%.
Outra novidade divulgada pela empresa foi a proposta de vegetalizar todos os óleos corporais de sua linha Ekos. Isso significa que passam a conter em sua formulação ativos de origem vegetal (oleína de Palma), no lugar de óleo mineral, não renovável e derivado do petróleo, como grande parte dos cosméticos do gênero.
Reportagem realizada no final do ano passado pelo redeGIFE mostrou que entre os vultosos investimentos em comunicação e publicidade realizados pelas empresas ambientalmente responsáveis, uma área importante ficava de fora: se o produto agride ou não o meio ambiente. A conclusão foi do administrador Antonio Guimarães, que fez uma pesquisa para a Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA – USP), na qual analisou a publicidade impressa dessas organizações.
O estudo apontou que o potencial de diferenciação dos produtos ecologicamente corretos não é aproveitado, pois as empresas preferem focar em suas imagens institucionais em vez de evidenciar os produtos não-nocivos ao meio ambiente.
“”Atitudes conscientes podem ser traduzidas por pequenos gestos. A mudança da alguns hábitos pode se transformar no grande trunfo para a construção de um mundo melhor””, argumenta Eduardo Costa, da Natura.
Para mais informações, acesse: www.natura.com.br.