Fundação Bradesco torna-se estudo de caso em Harvard
Por: GIFE| Notícias| 05/11/2007No último mês de outubro, 80 alunos do Ibmec-SP foram os primeiros a conhecer o estudo de caso sobre a Fundação Bradesco desenvolvido pela John F. Kennedy School of Government da Universidade de Harvard, dos Estados Unidos. Com o título Os desafios da Fundação Bradesco: fazendo a diferença no sistema educacional brasileiro, o case relata a trajetória dos 50 anos de atividades da instituição dedicados à educação, mostra seus diferenciais em relação ao ensino aplicado no Brasil e traz uma série de vertentes sobre os possíveis caminhos que a Fundação pode seguir nos próximos 50 anos.
A aula inaugural sobre o estudo foi dada por Christine W. Letts, Diretora da Universidade de Harvard e autora do case, fato inédito na história da instituição americana, que sempre priorizou seus alunos com a primeira aula, oportunidade que terão a partir de 2008. Durante mais de um ano, pesquisadores da universidade americana estiveram no Brasil conhecendo a estrutura, a metodologia de ensino e como é o dia-a-dia de algumas de suas 40 escolas distribuídas pelo País. Realizaram ainda entrevistas com pedagogos e profissionais da Fundação, além dos principais executivos da Organização Bradesco.
Na última semana, Christine W. Letts proferiu outra palestra, em São Paulo: O Envolvimento Empresarial no Setor Social: de “”Parecer do bem”” para “”Fazer o bem”” – Como uma empresa deve pensar sua responsabilidade social, na FEA/USP.
A série de atividades marca o encerramento das comemorações dos 50 anos da Fundação Bradesco, iniciadas ano passado com a palestra do sociólogo Domenico De Masi, conceituado professor de sociologia do Trabalho na Universidade de Roma, Itália, realizada em São Paulo.
Sobre Christine Letts – Com ampla experiência em administração pública e privada, Christine Letts administra o Departamento de Educação Executiva da Universidade com orçamento de US$ 20 milhões, que oferece mais de 40 programas em Cambridge (MA) e em todo o mundo para líderes do setor público, privado e social em busca de desenvolvimento e expansão de suas habilidades.
É co-autora de “”Capital Virtuoso: O que as fundações podem aprender com empresas capitalistas”” (Virtuous Capital: What Foundations Can Learn from Venture Capitalists), publicado no Harvard Business Review (1997), e “”Organizações sem fins lucrativos com alto desempenho: Administrando contra a corrente visando maior impacto”” (High Performance Nonprofit Organizations: Managing Upstream for Greater Impact), publicado em 1999 por John Wiley and Sons.