MEC abre inscrições para projetos de tecnologias educacionais
Por: GIFE| Notícias| 11/02/2008Elaborar um guia a fim de orientar gestores na hora de escolher tecnologias capazes de melhorar a qualidade do ensino e do aprendizado é o objetivo da chamada pública MEC/SEB nº 1/2008, lançada pelo Ministério da Educação. Empresas, universidades, professores ou qualquer interessado que tenha desenvolvido um projeto sobre tecnologias educacionais poderá apresentar sua criação à Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC). As inscrições estão abertas até o dia 14 de fevereiro.
Após a seleção dos candidatos, a banca examinadora – composta de especialistas da área, professores e representantes de estados e municípios – pré-qualifica as tecnologias educacionais que devem contribuir para elevar a qualidade do ensino na educação básica. As pré-selecionadas constam do Guia de Tecnologias Educacionais do Ministério da Educação, que servirá de referência para gestores que queiram adquirir novas tecnologias.
As tecnologias educacionais que ajudarem às redes ou estabelecimentos de ensino a melhorar a qualidade da educação – medidas por avaliações como a Prova Brasil ou pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) – poderão ser certificadas pelo Ministério da Educação.
Esta é a segunda chamada pública que o MEC realiza. A primeira foi em 2007 e teve 19 projetos pré-qualificados que estão descritos no primeiro Guia de Tecnologias, em fase de impressão. Ele deve chegar a estados e municípios ainda no primeiro semestre de 2008.
Os municípios interessados em utilizar uma tecnologia de educação podem incluir a demanda em seu Plano de Ações Articuladas (PAR) ou contatar os responsáveis pela tecnologia a partir do guia oferecido pelo MEC. Para inscrever uma nova tecnologia educacional, os interessados devem acessar o site http://www.cte.mec.gov.br.