Publicação debate políticas públicas sociais
Por: GIFE| Notícias| 14/04/2008apontada como instituição central para as democracias contemporâneas, a imprensa também se tornou notícia e tema de debates. Desta vez, a relação entre jornalismo e políticas públicas sociais gerou coletânea de artigos inéditos, assinados por especialistas das duas áreas, reunidos no livro “”Políticas Públicas Sociais e os Desafios para o Jornalismo””, que a Cortez Editora e a Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI) lançam na Livraria Cortez, em São Paulo, no próximo dia 17.
A publicação será também tema de mesa redonda, no próximo dia 18, durante o XI Encontro Nacional dos Professores de Jornalismo, que terá lugar no Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, também na capital paulista. No próximo dia 24, o livro terá lançamento em Brasília no auditório da Livraria Cultura.
O repórter especial da TV Globo Marcelo Canellas, o professor de jornalismo da Universidade de Brasília Luiz Gonzaga Motta e o consultor econômico Raul Velloso estão entre os autores que o coordenador de relações acadêmicas da ANDI, Guilherme Canela, responsável pela publicação, reuniu em mais de 300 páginas de artigos que alimentam e enriquecem a discussão sobre a relação entre políticas públicas sociais e jornalismo.
A publicação insere-se no contexto do “”InFormação – Programa de Cooperação para a Qualificação de Estudantes de Jornalismo””, que promove o aprimoramento da cobertura da agenda social pelas redações jornalísticas, a partir do acompanhamento sistemático das políticas públicas. O programa, lançado em 2006 pela ANDI, tem o apoio da Fundação W. K. Kellog e do Fórum Nacional dos Professores de Jornalismo.
Útil para profissionais da comunicação, professores e estudantes de jornalismo, além de formuladores de políticas públicas, o livro, dividido em onze capítulos, contempla desde a questão da cobertura jornalística das políticas públicas sociais até o ensino do jornalismo e a agenda social. A publicação terá distribuição nacional ao preço de R$ 39,90 o exemplar.