Instituto Criança é Vida leva projeto para Heliópolis
Por: GIFE| Notícias| 09/11/2009O Instituto Criança é Vida apresentou, no último dia 04, um novo módulo de seu projeto de Educação Sexual para crianças de 7 a 9 anos. O tema “”Como o bebê nasce”” foi apresentado a 34 crianças, em duas turmas do Instituto Baccarelli, no bairro de Heliópolis.
O projeto de Educação Sexual para crianças é uma iniciativa do instituto, que busca atender às necessidades de comunidades de baixa renda oferecendo um conteúdo complementar ao ensino regular. Como OSCIP, atua há 13 anos na área de educação para saúde, com vários projetos. No projeto de educação sexual, apenas este ano, o Instituto já alcança cerca de 8 mil crianças.
O objetivo do projeto de educação sexual é ensinar às crianças sobre as mudanças físicas que ocorrerão na puberdade, as diferenças entre os sexos, os nomes corretos dos órgãos genitais, a higiene e a importância em valorizar o próprio corpo. Nas aulas as crianças recebem orientações de profissional do Instituto Criança é Vida, e desenvolvem atividades lúdicas que facilitam a compreensão dos temas.
O Instituto Baccarelli, que atua há 13 anos na comunidade de Heliópolis, oferece formação musical e artística a cerca de 550 crianças e jovens.
Todo o projeto de educação sexual foi desenvolvido sob a coordenação da Diretora Superintendente do Instituto Criança é Vida, Regina Stella Schwandner, em atenção a uma reivindicação das próprias instituições de ensino. Os conteúdos dos materiais didáticos foram desenvolvidos pela Profa. Célia Siqueira e contam com a revisão e o aval da Profa. Dra. Carmita Abdo, Coordenadora Geral do ProSex – Projeto Sexualidade do Instituto de Psiquiatria, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
“”A experiência com educação sexual a partir dos 7 anos é extremamente gratificante. Faz parte do interesse natural e legítimo da criança. Ensinar os nomes corretos dos órgãos genitais – sem o uso de palavras chulas ou que denotem juízo de valor – o funcionamento dos órgãos reprodutores, o que acontecerá com o seu corpo quando entrar na adolescência, valores para o fortalecimento da autoestima e mesmo a prevenção do abuso sexual é uma necessidade””, conta Regina Stella.
O diretor executivo do Instituto Baccarelli, Edilson Ventureli, considera importante a realização do projeto de educação sexual no bairro de Heliópolis. “”O apoio a projetos como esse contempla parte da nossa missão: promover o desenvolvimento pessoal. Por esse motivo, o Instituto abriu as portas para o projeto. A novidade agradou a todos e a resposta dos pais está sendo ainda mais positiva. Todos elogiaram muito a iniciativa, na esperança de que seus filhos assimilem as instruções colocadas nas aulas e se previnam contra possíveis doenças””, diz o diretor.