Mcdia Feliz comemora 20 anos de combate ao câncer infantil
Por: GIFE| Notícias| 21/07/2008Para comemorar os 20 anos da maior mobilização de combate ao câncer infanto-juvenil – o McDia Feliz -, o Instituto Ronald McDonald propõe uma meta: aumentar em R$ 1 milhão a arrecadação deste ano em comparação com 2007, quando foram obtidos R$ 10.179.768,70.
A campanha, que começou no dia 10 de junho com lançamento oficial em Brasília, já arrecadou ao longo destas duas décadas cerca de R$ 80 milhões, beneficiando mais de 100 instituições de todo país. Este ano, o McDia Feliz será realizado no dia 30 de agosto nos 553 restaurantes da rede do Brasil, quando toda renda obtida com a venda de sanduíches Big Mac (exceto alguns impostos) – isoladamente ou na McOferta número 1 – será revertida para 75 projetos de 61 instituições que atendem crianças e adolescentes em tratamento de câncer.
No mês de julho, todos os voluntários envolvidos na mobilização começarão a vender o ticket antecipado do sanduíche. Na região do Vale dos Sinos, as cidades de Novo Hamburgo e São Leopoldo, a Associação de Assistência ao Menor em Oncologia (AMO), que atende os dois municípios, já está buscando entusiastas.
Em ano “”olímpico””, os padrinhos nacionais da campanha não poderiam deixar de ser legítimos representantes deste espírito. O medalhista olímpico Gustavo Borges e as atletas Lara Teixeira e Nayara Figueira (dupla do nado sincronizado que representará o Brasil este ano nos Jogos Olímpicos de Pequim) darão todo o apoio para sensibilizar a sociedade para a causa do câncer infanto-juvenil.
O superintendente do Instituto Ronald McDonald, Francisco Neves, ressalta que esse 20º ano da campanha representa uma grande vitória para todos que lutam para melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes em tratamento, mas que ainda há muito a ser feito. “”Estamos muito felizes porque tivemos grandes conquistas, afinal, o índice de cura, que era de 30%, há mais de 20 anos, passou para 70%, mas sabemos que ainda temos um longo caminho a percorrer””, enfatiza.
Outra frente de atuação do Instituto tem sido a batalha para que o diagnóstico do câncer infanto-juvenil aconteça o mais rápido possível. “”Apesar de todo avanço, essa doença ainda é a segunda causa de morte na faixa etária de 1 a 19 anos, segundo o Datasus, porque não é detectada precocemente””, declara Francisco. Por isso, o Instituto lançou em abril o Programa Diagnóstico Precoce, cujo objetivo é capacitar 2.800 agentes de saúde para que eles possam identificar os sintomas e encaminhar o paciente com mais agilidade para o tratamento.
Os recursos do McDia Feliz deste ano serão revertidos para a manutenção de necessidades decorrentes dos recursos humanos (folha de pagamento de funcionários, obrigações sociais, pagamentos de impostos e taxas diversas) da Associação de Assistência ao Menor em Oncologia (AMO), em Novo Hamburgo e São Leopoldo; a construção do Centro Integrado de Apoio do Instituto do Câncer Infantil RS, em Porto Alegre; a construção da Casa de Apoio da Fundação Universidade Caxias do Sul; a ampliação e reforma da Casa de Apoio da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Passo Fundo (LFCC); a compra de equipamentos para a Enfermaria Pediátrica da LFCC de Pelotas, a ampliação do Centro de Apoio à Criança com Câncer, em Santa Maria.
O McDia Feliz 2008 também comemora o sucesso da capacidade de mobilização em torno da causa do câncer infanto-juvenil: cerca de 64 mil pessoas participam da campanha – entre estes, os 34 mil funcionários do McDonald′s no país. Na avaliação de Flávia Vigio, vice-presidente de Comunicação do McDonald′s América Latina e coordenadora nacional da campanha na empresa, a edição do McDia Feliz deste ano tem um significado especial para a rede. “”O McDonald′s foi a primeira empresa no país a articular uma campanha com estas características. Ao chegarmos ao 20º ano, temos muito o que comemorar com o sucesso desta iniciativa””, completa.