Censo traça perfil sócio-econômico e de saúde de pessoas com deficiência

Por: GIFE| Notícias| 25/08/2008

O município de Barueri, na região oeste da Grande São Paulo, tem 274 mil habitantes e apresenta uma realidade comum em todo o território nacional: a maioria das pessoas com deficiência não trabalha, não pratica esportes e não tem acesso ao lazer e à cultura. Metade dos jovens com necessidades especiais entre 16 e 20 anos não freqüenta o ensino médio e 25% das crianças com deficiência entre 5 e 15 anos não estão matriculadas no ensino fundamental.

A diferença com os outros municípios do Brasil é que agora se conhece quem são, onde moram, como vivem e quais são as principais necessidades das pessoas com deficiência que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), compõem em média 10% da população do país. A partir desses dados será possível elaborar políticas públicas mais eficazes e orientar a ação e os projetos das organizações não-governamentais.

O Censo da Pessoa com Necessidades Especiais, realizado pela Apae Barueri com o apoio da Petrobras, Sabesp, IBGE, Promotoria de Justiça e Coordenadoria Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Corde), reuniu 195 profissionais. Os entrevistadores visitaram 60.472 domicílios em todos os bairros da cidade e aplicaram um questionário básico em 42.895 casas (71% do total).

Em 2.298 residências onde se constatou a presença de pessoas com necessidades especiais foi aplicado um questionário específico que levantou o perfil sócio-econômico e de saúde desse segmento da população. Foram quatro meses de entrevistas e mais meio ano de tabulação e análise, entre 2006 e 2007.

“”O censo visa contribuir para a formulação de políticas públicas de atendimento a esse importante segmento da população. Além disso, a entidade espera que o estudo possa reverter na melhoria da qualidade de vida de todas as pessoas que apresentam algum tipo de deficiência e sirva de inspiração a outros municípios””, diz a diretora da APAE Barueri, Giovanna Sales.

Para saber mais sobre o levantamento ligue para a Apae, no tel. (11) 4198-5364 ou mande um e-mail [email protected].

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional