Eurofarma recebe reconhecimento por práticas responsáveis

Por: GIFE| Notícias| 24/08/2009

A edição 2009 do anuário “”As Melhores da Dinheiro””, que já está nas bancas classificou a Eurofarma como a melhor empresa do setor farmacêutico, higiene e limpeza em gestão de responsabilidade social. A companhia também conquistou a segunda posição no ranking de melhor do segmento, ficando atrás apenas da Natura, o que mostra que entre os laboratórios farmacêuticos, a empresa foi considerada a melhor.

Realizado pela revista IstoÉ Dinheiro, publicação semanal de economia e negócios da Editora Três, com assessoria da Trevisan e informações financeiras da Economática, o ranking avaliou mais de 500 empresas dividindo-as em 25 setores.

Além da RSC e Meio Ambiente, a Eurofarma também obteve destaque na gestão Financeira e Governança Corporativa, ficando em terceiro lugar no setor, e em Recursos Humanos, com a quinta posição. Um conjunto de ações de responsabilidade social e meio ambiente colocou a empresa à frente de todo setor farmacêutico. Por meio do Instituto Eurofarma, a empresa promove ações voltadas para a educação de crianças e jovens de comunidades de baixa renda do entorno de suas unidades fabris e filhos de colaboradores.

A empresa mantém projetos próprios, como o Inclusão Digital – que visa facilitar o acesso à informação e contribuir para o preparo dos jovens para o ingresso no mercado de trabalho e o Centro Eurofarma de Enfermagem – formação profissionalizante em Técnico em Enfermagem, realizados em parceria com o SENAC São Paulo; o programa Educar para Reciclar – que promove a educação ambiental de alunos de 21 escolas públicas do município de Itapevi, sensibiliza as famílias e comunidades da região sobre a importância da coleta seletiva – enquanto o Matéria Prima – programa de educação complementar para alunos do ensino fundamental das escolas públicas de Itapevi, oferece oficinas de rádio, artes plásticas, contação de histórias e meio ambiente.

A empresa também apóia projetos de terceiros, como o Mc Dia Feliz, e instituições de assistência à criança e ao adolescente: Fundação Abrinq e Centro Comunitário Jardim Autódromo Na área de gestão ambiental, a Eurofarma trabalha com o foco na prevenção à poluição e conservação dos recursos naturais, atua em conformidade com as leis e as normas ambientais aplicáveis e desenvolve a consciência ambiental entre seus colaboradores, fornecedores e a comunidade, atuações consolidadas por meio da certificação ISO 14001.

Ao longo de 2008, a Eurofarma publicou seu 1º inventário de emissões de gases de efeito estufa com foco nos veículos automotivos utilizados pelos executivos e pela força de vendas, que, neste caso, conta com aproximadamente 2.000 veículos em todo o território nacional.

O objetivo da empresa está centrado na redução das emissões por meio da instituição de uma política corporativa sobre o uso de combustíveis e priorização do uso de automóveis flex. Outro projeto de destaque contempla a informatização no gerenciamento de resíduos industriais, desde a sua geração até a destinação final, com o desenvolvimento interno de um sistema no SAP (ERP da organização), além do estudo de passivos ambientais, monitoramento da utilização dos recursos naturais e metas de redução. Complementando os destaques da empresa na publicação da Dinheiro, estão as práticas de boa governança corporativa adotadas pela Eurofarma e alinhadas com os princípios do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), que visam manter a transparência nas relações da empresa com seus públicos.

Entre as ações estão a elaboração do Código de Conduta e Ética, cuja primeira versão foi publicada em 2007, que expressa os valores, a missão e os objetivos da Eurofarma e resume atitudes e comportamentos cotidianos que a empresa espera dos colaboradores no tratamento com colegas, equipe, fornecedores, clientes, comunidade e sociedade. Mesmo sendo de capital fechado, há 4 anos o laboratório publica seu Relatório Anual e, em 2009, passou a adotar as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), padrão internacional para apresentação dos resultados financeiros, sociais e ambientais.

A companhia tem seu balanço contábil auditado por consultoria independente e utiliza diferentes auditorias de mercado, IMS Health, Close-Up Internacional e Grupemef, para mensurar resultados de venda e receituário, estabelecer metas e acompanhar a evolução do mercado. “”É com grande alegria e entusiasmo que recebemos este reconhecimento. Temos trilhado o caminho da sustentabilidade e a cada ano avançamos nas nossas práticas. A gestão ambiental e a responsabilidade social corporativa são áreas estratégicas da organização e os nossos projetos são motivo de muito orgulho. O prêmio nos estimula para seguirmos em frente com o compromisso de crescermos com responsabilidade e de contribuirmos para uma sociedade mais justa””, afirma a diretora de assuntos institucionais da Eurofarma, Maria Del Pilar Muñoz.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional

Translate »