Curso ensina ferramentas para mobilizar recursos para ONGs
Por: GIFE| Notícias| 30/08/2010Refletir e entender a relação que existe entre legitimidade e credibilidade para mobilizar recursos de forma sustentável. Esta é a principal proposta do quinto módulo do curso instrumental Ferramentas de Gestão, em São Paulo, promovido pelo GIFE nos dias 17 e 18 de setembro (sexta, das 9h às 18, e sábado, das 9h às 16h) .
Realizado com o apoio do Instituto Itaú Cultural, este módulo busca ensinar o cursista as ferramentas para se produzir um plano de ação e respectivo monitoramento e avaliação. “”A proposta do curso é atender à crescente demanda por conhecimento e profissionalização das ações sociais desenvolvidas pelas organizações do terceiro setor e pela iniciativa privada”, explica o gerente da área de Conhecimento do GIFE, André Degenszajn.
Para ministrar a aula, o GIFE convidou o consultor João Paulo Altenfelder, que, entre suas qualificações, destacam-se : atuação como gerente de Planejamento Estratégico da Fundação Abrinq e Diretor-Executivo da Associação dos MBAs da FIA/USP, sócio da S.E.I – Sustentabilidade, Estratégia, Inovação, consultoria com foco na criação e implantação de modelos de negócios sustentáveis com ênfase na gestão de relacionamentos com stakeholders estratégicos, foi coordenador geral do Ciclo de Encontros sobre Sustentabilidade e Gestão Responsável em parceria com o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável e o World Business Council for Sustainable Development (veja currículo completo)
– Conceitos e debate – Onde está a credibilidade e legitimidade de uma ONG?
29 e 30 de outubro
Consultor:
Leonardo Brant é consultor, pesquisador de políticas culturais. Presidente da Brant Associados, responsável pelo desenho do investimento privado de empresas como Avon, Bombril, Comgás, Fundação Vale, Instituto Vivo, entre outras. Autor do livro O Poder da Cultura, entre outros e editor do site Cultura e Mercado. Fundou e presidiu o Instituto Pensarte (Brasil) e Divercult (Espanha). Foi vice-presidente da International Network for Cultural Diversity de 2002 a 2006, com destacada atuação em torno da Convenção da Unesco para a Diversidade Cultural. É um dos fundadores do CEMEC – Centro de Estudos de Mídia Entretenimento e Cultura. Em abril de 2007 foi condecorado com a medalha de vermeil pela Academia de Artes Ciências e Letras da França.
Módulo 7 – Gestão organizacional, administrativa e financeira de organizações sociais
26 e 27 de novembro
Consultor
Eleno Gonçalves Jr. é formado em administração de empresas pela EAESP/FGV (1999), especializou-se em Gestão de Iniciativas Sociais pela UFRJ (COPPE, em 2002), e possui dez anos de atuação como administrador, em organizações de diferentes perfis, como o Grupo Pão de Açúcar, o Museu de Arte Moderna de São Paulo, a Cidade Escola Aprendiz (COMGÁS) e outras, atuando tanto em áreas de gestão de pessoas quanto financeira. Há cerca de três anos é gerente institucional do GIFE – organização da sociedade civil de interesse público que reúne investidores sociais privados do Brasil. Coordenou em 2009 a publicação da primeira edição do Guia das Melhores Práticas de Governança para Fundações e Institutos Empresariais.
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