Estudantes podem resolver problemas da humanidade com a tecnologia?
Por: GIFE| Notícias| 13/12/2010A Microsoft anuncia o programa “Imagine Cup Solve This” (ou, Imagine Cup Resolve Isto, em português), para servir de inspiração para estudantes que querem contribuir para resolver os problemas mais difíceis do mundo. A iniciativa permite que Organizações Governamentais Internacionais (OIGs), Organizações Não Governamentais (ONGs) e organizações sem fins lucrativos peçam a ajuda dos brilhantes e apaixonados estudantes que competem na Imagine Cup, a Copa do Mundo da Computação promovida pela Microsoft, para desenvolver soluções inovadoras para os maiores problemas do mundo.
As primeiras organizações a participar do programa são: NetHope, United Nations Development Programme (UNDP), United Nations Industrial Development Organization (UNIDO), United Nations Programme on Youth, United Nations World Food Programme (WFP), United Nations Food and Agriculture Organization (FAO), United Nations World Health Organization (WHO), United Nations Environment Programme (UNEP), U.S. Agency for International Development (USAID), e a organização sem fins lucrativos Robin Hood Foundation de Nova Iorque.
As ONGs, Organizações Governamentais Internacionais e entidades sem fins lucrativos muitas vezes enfrentam desafios difíceis, enquanto trabalham para resolver questões globais como educação e alfabetização, socorro a desastres, sustentabilidade ambiental e saúde mundial. Tais organizações reconhecem que as soluções tecnológicas podem expandir o alcance de seus serviços e ajudar a torná-los mais eficientes para entender às necessidades de seus assistidos.
Através do programa “Imagine Cup Solve This”, a Microsoft oferece um mercado de ideias no qual os estudantes podem optar por criar soluções como parte do concurso anual Imagine Cup. Em suas solicitações, as organizações participantes pediram para os jovens criarem as seguintes soluções:
• Soluções de Tecnologia para promover e apoiar as organizações e educadores que fazem leitura de livros para crianças e estimular o interesse precoce pela literatura.
• Um sistema de gestão de conhecimento online, ou um “”campus online””, com conteúdos educacionais e salas de aula virtuais para diferentes áreas de interesse, permitindo que os professores possam interagir, colaborar e compartilhar informações com os alunos.
• Dispositivos móveis ou fixos para capturar e enviar vídeos ou transmitir programas ao vivo em áreas remotas e condições adversas.
• Uma plataforma colaboração e comunicação integrada que incentive a participação de jovens nos esforços de desenvolvimento global.
“”A competição Imagine Cup oferece aos estudantes que são apaixonados por questões sociais, a oportunidade de resolver problemas com a tecnologia””, diz a vice-presidente corporativa de Global Corporate Affairs da Microsof, Pamela Passman t. “”Para ajudar os alunos a terem novas ideias de projetos, criamos o programa “Imagine Cup Solve This”, que os conecta com organizações sem fins lucrativos e organizações que necessitam de novas abordagens para os diversos problemas que enfrentam. Essa iniciativa mostra como estamos evoluindo a competição para capacitar os alunos a ajudar e fazer a verdadeira diferença no mundo””, comenta.
Os estudantes já podem registrar-se para a Imagine Cup 2011 e acessar uma biblioteca de problemas apresentados pelas organizações para encontrar sugestões de projetos que tratam das questões que mais críticas para o mundo. Os alunos podem colocar suas ideias em ação, enquanto criam soluções tecnológicas em diversas categorias da competição. Mais detalhes sobre a Imagine Cup 2011 e seus desafios estão no site http://www.imaginecup.com
A Microsoft planeja expandir o “Imagine Cup Solve This” com o passar do tempo, para incluir apresentações globais de ONGs, Organizações Governamentais Internacionais e entidades sem fins lucrativos que estejam interessadas em participar.
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