Livro e plataforma mostram importância da liderança
Por: GIFE| Notícias| 27/05/2011Quem são os líderes da sustentabilidade, como agem e pensam, em que valores acreditam? Foi justamente tentando responder a essas perguntas que o jornalista e consultor Ricardo Voltolini escreveu o livro Conversas com Líderes Sustentáveis, a ser lançado, em São Paulo, no dia 2 de junho, pela editora Senac-SP.
Foram retratados no livro Fábio Barbosa (Santander), Guilherme Leal (Natura), Luiz Ernesto Gemignani (Promon), Franklin Feder (Alcoa), José Luciano Penido (Fibria), Kees Kruythoff (Unilever), Paulo Nigro (Tetra Pak), Miguel Krigsner (O Boticário), Héctor Núñes (ex-Walmart) e José Luiz Alquéres (ex-Ligth). “São presidentes que acreditam no conceito e trabalham cotidianamente para inseri-lo no coração de seus negócios e na cultura das empresas que dirigem. Mais do que isso, são líderes que formam líderes. O livro não se propõe a contar histórias lineares de sucesso. Mas a mostrar como esses líderes pensam, fazem suas escolhas, tomam decisões, enfrentam obstáculos e valorizam o conceito. A intenção é que as narrativas inspirem jovens líderes a adotar a sustentabilidade como driver de suas vidas profissionais”, afirma Ricardo Voltolini.
Levantamento desenvolvido pela consultoria Ideia Sustentável apontou cinco pontos comuns nas empresas em que o conceito avançou mais. A presença de um líder que acredita apaixonadamente no tema é o principal deles. A prevalência da noção de oportunidade, a inserção na estratégia de negócio, a capacidade de envolver e educar as partes interessadas e a de comunicar constituem as outras quatro características.
O lançamento do livro será realizado no Cine Livraria Cultura (Conjunto Nacional), em evento* que contará com a presença dos presidentes entrevistados. Será uma rodada de palestras curtas e inspiracionais, baseadas na dinâmica de TED Talk, com o objetivo de partilhar com uma plateia de convidados alguns dos insights registrados no livro.
Segundo ele, a iniciativa de partilhar histórias para inspirar jovens líderes contribuirá, de algum modo, para fortalecer a importância na gestão de determinados conhecimentos, habilidades e valores implícitos no universo conceitual da sustentabilidade, reforçando a ideia de que o tema representa um valor para o negócio.