Projeto para implantação de Cozinhas Solidárias está com inscrições abertas no Centro-Oeste
Por: Instituto BRF| Notícias| 04/07/2022O Programa Cozinhas Solidárias da Gastromotiva, organização que utiliza o alimento como ferramenta de transformação social por meio da educação, inclusão produtiva e combate à fome e o desperdício de alimentos, chegou no Centro-Oeste e está com inscrições abertas para novos cozinheiros sociais. Interessados em atuar contra a insegurança alimentar em Lucas do Rio Verde (MT) e Dourados (MS) podem se inscrever por meio do site até 15 de julho.
“Para ser um cozinheiro social basta ter interesse em apoiar a causa, uma cozinha em sua casa ou em uma organização da qual faça parte e disponibilidade para cozinhar e entregar refeições para quem precisa. Estamos muito felizes em chegar também no Centro-Oeste para trazer nossa experiência e compartilhá-la com cozinheiros, empreendedores, lideranças locais e organizações sociais por meio das Cozinhas Solidárias”, conta Winnee Louise, especialista em Impacto Social na Gastromotiva.
As cozinhas selecionadas receberão insumos, apoio logístico para produção e entrega das refeições, guias de orientação e ferramentas para implantação da cozinha solidária, apoio financeiro para a manutenção da produção das quentinhas e um curso de formação profissional em Cozinha Social.
A expansão para a região conta com parceria do Instituto BRF e prevê a abertura de seis cozinhas que distribuirão 90.000 refeições ao longo de 10 meses. O programa já está espalhado pelo Brasil. Atualmente, são 80 cozinhas nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Bahia e Amazonas, que, somadas, oferecem cerca de 120 mil refeições nutritivas por mês. Criadas em março de 2020 em resposta aos impactos socioeconômicos da pandemia de COVID-19, as Cozinhas Solidárias já distribuíram 2 milhões de refeições gratuitas para pessoas em situação de insegurança alimentar.
Serviço
As inscrições para o processo seletivo das novas Cozinhas Solidárias podem ser realizadas no site da Gastromotiva e ficam abertas até 15 de julho. O interessado deve ser morador de Lucas do Rio Verde (MT) ou Dourados (MS).
Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: [email protected].