Fundação Norberto Odebrecht lança Relatório Anual 2021
Por: Fundação Norberto Odebrecht| Notícias| 04/07/2022Em 2021, com ações focadas na agenda ambiental, social e de governança, o PDCIS, Programa Social coordenado pela Fundação Norberto Odebrecht, contribuiu para o alcance de metas de 13 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – plano de ação global, estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas, que visa promover uma vida digna a todos até 2030. Este é um dos principais destaques divulgados na última segunda-feira (4) com o lançamento do Relatório Anual 2021 da instituição. Com o PDCIS, Programa executado em parceria com organizações da sociedade civil (OSCs) do Baixo Sul da Bahia, a Fundação incentivou ações de combate à pobreza e à desigualdade em 182 comunidades rurais de 18 municípios baianos e impactou mais de 26 mil pessoas direta e indiretamente.
Além da divulgação dos resultados alcançados no último ano, o Relatório Anual da Fundação Norberto Odebrecht destaca os caminhos da organização para levar sua tecnologia social, criada em 2003, a mais lugares. “Não só fortalecemos nossas raízes e atuação no Baixo Sul da Bahia, região em que há quase 20 anos o programa vem promovendo uma verdadeira transformação na vida das pessoas, mas também focamos esforços na identificação de outros municípios com vulnerabilidades sociais, vocação agrícola como atividade econômica principal e compromissos com a agenda de sustentabilidade, disponibilizando um modelo de fomento ao desenvolvimento sustentável local”, explica Fábio Wanderley, superintendente da Fundação, no prefácio da publicação.
“O objetivo é criar verdadeiras redes compostas por investidores sociais, organizações da sociedade civil, poder público e comunidades junto as quais possamos atuar, fortalecendo instituições e transferindo nossa tecnologia social”, resume Cristiane Nascimento, responsável por Sustentabilidade, Parcerias e Comunicação na Fundação Norberto Odebrecht.
Para conhecer mais dos resultados alcançados, acesse o Relatório Anual da Fundação Norberto Odebrecht clicando aqui.
Contribuição para os ODS
Em 2021, as ações do Programa Social coordenado pela Fundação representaram um apoio direto a 13 ODS e 34 metas globais das 169 que compõem a Agenda 2030, práticas que ainda se conectam com os compromissos ESG – Environmental, Social and Governance, refletindo uma atuação pelo combate à pobreza e à desigualdade.
Na dimensão ambiental, por exemplo, o Programa garantiu o plantio de quase 200 mil árvores e a preservação de 248 hectares de biomas nativos da Mata Atlântica, além da instalação de 45 fossas sépticas, ferramenta que melhora as condições de esgotamento sanitário em propriedades rurais sem acesso a tratamento de esgoto. Juntos, esses indicadores contribuíram para os ODS 3 (Fome Zero e Agricultura Sustentável), 6 (Água potável e Saneamento) e 15 (Vida Terrestre).
Já na dimensão social, a contribuição ao ODS 4 (Educação de Qualidade) fica evidente ao destacar que as três escolas rurais parceiras do PDCIS e associadas ao PEA-UNESCO encerraram o último ano com conceito escolar ótimo. Segundo dados de 2020, 76% dos egressos permaneceram no campo, exercendo atividade agropecuária – resultado que contribui diretamente para o ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico) e para a meta 8.6, focada em reduzir a proporção de jovens sem emprego, educação ou formação.
Além disso, a atuação conjunta entre a Fundação e instituições parceiras na realização do PDCIS gerou incremento de renda para os beneficiários e avanços na equidade de gênero (ODS 5): o número de meninas matriculadas nas escolas rurais parceiras representou o total de 48%. Além disso, 40% do efetivo de integrantes das organizações são mulheres, sendo que 51% dos cargos de liderança são ocupados por elas.
Os esforços para a promoção do combate à pobreza e à desigualdade também apresentaram resultados na dimensão da governança. Em 2021, o PDCIS apoiou a inclusão de 125 beneficiários em políticas públicas de fomento e fortalecimento da agricultura e desenvolvimento sustentável, assim como mobilizou a integração de 156 famílias a associações ou agremiações locais de cunho socioprodutivo. Outro destaque é a regularização de mais de 150 propriedades no Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR) com o apoio das instituições parceiras do Programa.
Parceria com a sociedade civil organizada
O Relatório Anual ainda destaca a relação de cooperação entre a Fundação Norberto Odebrecht e as instituições parceiras. Só em 2021, foram 30 mil horas dedicadas pela equipe da Fundação ao fortalecimento dessas OSCs em áreas de gestão: Finanças, Pessoas, Planejamento, Governança, Conformidade, Monitoramento e Avaliação, Captação de Recursos, Parcerias e Comunicação.
Na área de Conformidade, por exemplo, a equipe da Fundação atua em conjunto com equipes destes parceiros para garantir a transparência e eficiência dos processos internos. “Esse fortalecimento faz a diferença. É ele que ajuda a garantir que nosso Programa Social seja transparente para seus parceiros e investidores sociais e eficiente junto às comunidades beneficiadas”, explica Beatriz Lepikson, responsável por Pessoas, Conformidade e Finanças na Fundação Norberto Odebrecht.
Uma das principais formas de garantir esse fortalecimento se dá a partir do Ciclo de Planejamento, prática que engloba o apoio na construção dos Programas de Ação das instituições e um acompanhamento anual, no qual é verificado o que está sendo realizado, sinalizando o que precisa ser melhorado e apoiando-as em suas ações e estratégias para atingimento e superação das metas. A partir dessa prática, a eficácia do Programa Social é aferida, tendo alcançado 98% em 2021. “Isso faz com que o PDCIS seja cada vez mais reconhecido por parceiros de grande porte por sua capacidade de promover mudanças positivas”, completa Beatriz.