Fundação Tide Setubal lança livro Educomunicação em Movimento

Por: GIFE| Notícias| 16/04/2012

A Fundação Tide Setubal lançou uma publicação com a trajetória do Núcleo de Comunicação Comunitária (NCC) São Miguel no Ar, com manuais para multiplicação das experiências do projeto, um passo a passo para conduzir a produção de rádio e TV de rua, blog e jornal comunitário. Trata-se do “Educomunicação em movimento – Núcleo de Comunicação Comunitária São Miguel no Ar”.

A publicação registra os cinco anos da história do NCC São Miguel no Ar, projeto desenvolvido em parceria com a comunidade e com escolas da região de São Miguel Paulista. A proposta da publicação é colaborar para a replicação das práticas desenvolvidas nesses anos. É destinada ao jovem, professor, coordenador e educador interessados e atuantes em educação e comunicação dentro das instituições.

Na primeira parte, o livro apresenta como o NCC foi constituído e suas e quais suas bases que orientam sua atuação no território de São Miguel Paulista e arredores. Desde 2007, O NCC realiza projetos e ações de comunicação, para crianças, jovens e adultos, que estimulam a criação e organização de novos núcleos e veículos de comunicação. Um dos projetos é o Rede Jovem Comunica, que leva ações de letramento, educomunicação e linguagens artísticas para escolas públicas de ensino fundamental II e médio. A iniciativa, que envolve os professores e gestores, faz com que os estudantes produzam programas de rádio e TV, escreveram para blogs e para o jornal impresso A Voz do Lapenna, distribuído gratuitamente em São Miguel.

A segunda parte do livro reúne justamente informações de como fazer esses veículos, incentivando a participação dos moradores em sua produção. Para deixar o passo a passo em uma linguagem didática, há quatro manuais com os seguintes temas: blog, jornal comunitário, rádio de rua e TV de rua.

A publicação será distribuída para ONGs, escolas e outras instituições interessadas. Também estará disponível para download no site.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional