Sites reúnem organizações sociais e otimizam a busca dos investidores
Por: GIFE| Notícias| 14/09/2012Há inúmeras organizações sem fins lucrativos em busca de atenção por parte do investidor social privado, tal como de pessoas físicas. Mas como definir então em qual ONG destinar seus recursos, sejam eles altos, ou mesmo uma pequena doação? Como saber mais sobre em que o dinheiro é revertido?
Nesse sentido, alguns sites atuam como mediadores de projetos sociais. Com diferentes metodologias, todos pretendem dar visibilidade e demonstrar a credibilidade das organizações que buscam a multiplicação de sua atuação.
Entre eles, está o Trevo Criativo (www.trevocriativo.com.br) que promove o encontro entre proponentes, patrocinadores, profissionais e parceiros das áreas criativas para a realização de projetos culturais no Brasil. A metodologia utilizada se baseia no serviço de mediação, dinamizando essa Rede por meio do encontro das afinidades e da multiplicação dos projetos, facilitado pelo uso de tecnologias interativas e por uma equipe especializada.
Nessa mesma tendência, só que atuando com o investidor social diferente (indivíduos com alto poder aquisitivo), está o Instituto Azzi (www.institutoazzi.org.br). No site da organização, instituições e ONGS podem se inscrever para fazer parte da rede do Instituto Azzi. Após a análise do Instituto, as organizações são disponibilizadas e indicadas ao investidor privado.
Já o Portal Transparência (www.portaltransparencia.org.br) mais conhecido no terceiro setor, é uma ferramenta de busca de informações sobre ONGs, com dados fornecidos anualmente por elas mesmas. Porém, a veracidade das informações é de exclusiva responsabilidade das organizações participantes.
A Bolsa de Valores Socioambientais (BVSA), programa da BM&FBOVESPA, apresenta em seu portal (www.bvsa.org.br) 15 projetos de ONGs brasileiras, selecionados rigorosamente, para captação de recursos financeiros. Pessoas físicas e empresas podem conhecer detalhes dos projetos listados e fazer suas doações por meio do próprio portal da BVSA.
A tendência de agrupar as organizações para que os investidores busquem em um só lugar as oportunidades de investimento social não se restringe ao âmbito nacional. Recentemente a Laura and John Arnold Foundation, fundação situada nos Estados Unidos que trabalha com a promoção de cultura e responsabilidade e de reinvestimento para suas comunidades e da sociedade como um todo, criou um fórum online para ajudar filantropos a entenderem sobre as instituições e depois se conectarem com as que os interessaram. O site “Giving Library” (www.givinglibrary.org) já inclui vídeos de 250 organizações sem fins lucrativos.
A intenção de todas essas ferramentas de busca é aperfeiçoar a busca por organizações que se encaixe nos critérios do investidor. Os investidores são capazes de facilmente localizar, estudar e se envolverem com as organizações que tenham interesse de investir. Alguns dos sites, porém, só facilitam a visibilidade que as organizações necessitam. Outros, mais completos, analisam as organizações que utilizam os investimentos de forma responsável e legal. Cabe ao investidor social a escolha final de qual projeto será destinado seus recursos.