O ano de 2013 será de Cooperação pela Água
Por: GIFE| Notícias| 07/01/2012 A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) lançou a campanha brasileira para o Ano Internacional das Nações Unidas de Cooperação pela Água 2013.
Segundo a UNESCO, a humanidade não pode prosperar sem a cooperação no manejo da água, e o desenvolvimento da assistência pelos recursos hídricos envolve uma abordagem que reúne fatores e disciplinas culturais, educacionais e científicas e deve cobrir diversas dimensões: religiosa, ética, social, política, legal, institucional e econômica.
A cooperação pela água assume muitas formas, desde a parceria através de fronteiras para o manejo de aquíferos subterrâneos e bacias fluviais compartilhados, até o intercâmbio de dados científicos, à parceria em uma vila rural para a construção de um poço ou para o fornecimento de água potável por meio de redes urbanas.
O Ano Internacional de Cooperação pela Água, em 2013, vai encorajar partes interessadas nos níveis internacional, regional, nacional e local a agir em prol do acesso aos recursos hídricos. Dentre os objetivos estratégicos da campanha estão a conscientização sobre a importância e benefícios para assistência ao acesso a água e a promoção de ações concretas e inovadoras em prol da cooperação neste setor.
Saiba mais em www.watercooperation2013.org