Fundação Rede Amazônica e o incentivo às ações socioambientais
Por: Fundação Rede Amazônica| Notícias| 31/07/2023Foto: Morgana Rodrigues.
Manaus- É da natureza da Fundação Rede Amazônica (FRAM), desde a sua criação, há 38 anos, não só capacitar pessoas, desenvolver projetos e articular parcerias, mas também promover ações de contrapartida social e ambiental que tenham o objetivo de contribuir para a integração e desenvolvimento da Amazônia.
Os projetos ‘Ópera em rede’ e ‘Cidade do Jazz’ são dois grandes exemplos desse compromisso. Ao longo do período de execução desses projetos, diversas ações socioambientais e campanhas educativas de TV foram desenvolvidas.
O objetivo é conscientizar a população para a preservação do meio ambiente, além de incentivar a cultura do voluntariado para que mais famílias, em situação de vulnerabilidade social, possam ser contempladas.
As máquinas de reciclagem também têm contribuído bastante para o fortalecimento dessas ações. Em parceria com a Ambipar, a FRAM tem estimulado bastante a população a refletir sobre a gestão de resíduos sólidos e a importância do descarte correto das embalagens, impulsionando geração de emprego e renda e movimentando a economia circular do estado, além de garantir o bem estar do planeta e das inúmeras famílias.
“A vocação da Fundação Rede Amazônica é atuar de forma responsável, tanto socialmente como ambientalmente. A máquina por si só não resolve essa situação, mas estimula pessoas para adquirir esta consciência.” Declara a Diretora Administrativa Marcya Lira.
Já as campanhas de sensibilização objetivam gerar uma corresponsabilidade com a comunidade a respeito de temas de impacto social:
“Nós, da Fundação Rede Amazônica, temos a responsabilidade de utilizar a comunicação como uma ferramenta de transformação social, incentivando e fomentando as pessoas à cultura de doação. Nessas campanhas, elas têm a oportunidade de conhecer as instituições locais, suas necessidades, e ajudar a quem mais precisa”. Declara a diretora Institucional da FRAM, Mariane Cavalcante.
Outra ação que merece destaque é a neutralização do Carbono (uma alternativa que busca evitar as consequências do desequilíbrio do efeito estufa, causado pelo excesso de emissões de poluentes como o dióxido de carbono), que também integra as contrapartidas ambientais do Cidade do Jazz e do Ópera em Rede.
De modo geral, todas essas ações são de extrema importância para que se difunda, cada vez mais, o pensamento de que as ações ambientais são tão importantes quanto a realização das atividades socioculturais. E nesse sentido, a Fundação tem sido cada vez mais atuante.
Para continuar por dentro de todas as atividades da Fundação, basta acessar o site: https://portalamazonia.com/fram ou acompanhar as nossas redes sociais: @fundacaoredeam.
Até o próximo, Gife!