Fundação Rede Amazônica e o fortalecimento do ecossistema de inovação

Por: Fundação Rede Amazônica| Notícias| 25/09/2023

Manaus (AM) A Fundação Rede Amazônica (FRAM), por muito tempo, esteve focada na capacitação técnica de novos comunicadores, mas a partir de 2019, com a mudança de modelo de gestão, além de continuar com cursos livres, oficinas, palestras, também fomenta parcerias com instituições afins em diversos setores da sociedade.

Os três principais pilares que norteiam as atividades da Fundação são: Meio ambiente e sustentabilidade, inovação e empreendedorismo e educação e cultura. Um dos espaços coordenados pela Fundação é Acelera Hub Space, que se trata de um hub de inovação aberta, e que tem por objetivo fomentar o ecossistema de inovação social, por meio da integração de diferentes modelos de negócio e áreas de atuação.

Fotografia: Hugo Coelho

Como parte das atividades do Hub, na última terça-feira (19) a FRAM recebeu a oficina ‘As criações do real’: uma contrapartida coletiva dos projetos ‘Realização de Documentários na Escuela Internacional de Cine y TV – Intercâmbio Amazonas-Cuba’, realizado por César Nogueira, eMaestría En Documental De Creación – Projeto De Intercâmbio Na Escuela Internacional De Cine Y Tv (Eictv) – San Antonio De Los Baños (Cuba)’, de Valentina Ricardo por meio da Fita Crepe Filmes e Artes Cênicas.

“Quando recebemos o público externo para oficinas de audiovisual aqui na fundação, nós estamos mantendo a tradição da fundação na educação da comunicação aqui na região. Então a gente receber a oficina das criações do real é muito importante para gente ver novos comunicadores e novos artistas que estão passando pela fundação nesse novo formato de terceiro setor.” Destaca Cecília Costa, coordenadora de inovação da Fundação Rede Amazônica.

Ariska Terii é formada em relações públicas e teve contato com o audiovisual durante a graduação, ela foi uma das participantes da oficina ‘Criações do Real’:

“Como profissional, eu gosto muito de trabalhar com diferentes linguagens e estar sempre aprendendo coisas novas para experimentar. Eu já tive contato com audiovisual durante minha formação em relações públicas e eu gostei bastante. Desde então eu busquei me manter atualizada. Sempre me inscrevi em novos cursos e oficinas porque penso muito também em como expandir essas expressões para atingir novos lugares e criar outros registros e pensar outras formas de escrever.” Afirma Ariska Terii.

Fotografia: Hugo Coelho

Sobre a Comunidade Acelera

A Comunidade Acelera é o programa de benefícios para organizações associadas ao Acelera Hub Space, polo de fomento da cultura de inovação e empreendedorismo gerido pela Fundação Rede Amazônica, localizado na sede da Rede Amazônica (Av. André Araújo, 1555 – Aleixo). Entre os benefícios oferecidos para associados está o uso gratuito dos espaços por organizações com e sem fins lucrativos para realização de eventos e treinamentos relacionados à inovação, educação, comunicação e empreendedorismo. 

Sobre a Fundação Rede Amazônica

A Fundação Rede Amazônica, braço institucional do Grupo Rede Amazônica, atua há 38 anos com os objetivos de capacitar pessoas, articular parcerias, desenvolver projetos e programas, contribuindo com a proteção e desenvolvimento da Amazônia.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional