Congresso estimula articulação entre setores para impulsionar a educação no Brasil
Por: GIFE| Notícias| 09/08/2013O movimento Todos Pela Educação promoverá a segunda edição de seu congresso, com o tema “Educação: agenda de todos, prioridade nacional”, nos dias 10 e 11 de setembro, no Conselho Nacional de Educação (CNE), em Brasília. O objetivo do encontro é estimular a articulação entre os diferentes setores da sociedade, entes da Federação, poderes do Estado e especialistas em diversas áreas do conhecimento para fomentar uma compreensão mais ampla da Educação e ajudar a impulsionar a agenda educacional no Brasil para as próximas décadas.
“A Educação Básica brasileira vem melhorando nas últimas décadas, porém, ainda em ritmo aquém do necessário para a garantia de Educação de qualidade para todas as nossas crianças e jovens”, afirma a diretora executiva do movimento Todos Pela Educação, Priscila Cruz. “E para acelerar esse ritmo, é imprescindível a priorização da Educação por toda a sociedade e o alinhamento da agenda de trabalhos entre governo e sociedade civil de forma a garantir a plena execução do novo Plano Nacional de Educação, atualmente em tramitação no Congresso Nacional”, completa.
Em 2011 o movimento realizou, em parceria com mais de vinte organizações, o Congresso Internacional ‘Educação: uma Agenda Urgente’, reunindo lideranças nacionais e internacionais em sessões que, ao todo, contaram com a participação de 127 debatedores. Agora, em 2013, o Todos Pela Educação realiza um encontro focado na reflexão sobre a cooperação entre os diferentes atores envolvidos.
Serão realizadas quatro sessões, e em cada uma delas será proposta a reflexão sobre as articulações necessárias entre áreas (Educação, economia, demografia, ciência política, sociologia), entes da federação (União, unidades da federação e municípios), poderes (Executivo, Legislativo, Judiciário) e setores (público, privado, social).
Agenda
Sessão 1 – Atuação das diferentes áreas no desenvolvimento social e econômico do país e seus impactos na Educação nas próximas décadas- Essa sessão promoverá a reflexão sobre as oportunidades e desafios de desenvolvimento no Brasil num futuro muito próximo e o papel fundamental da Educação para que ele aconteça de maneira sustentada.
Sessão 2 – Sociedade Civil e a melhoria da Educação: a articulação entre os setores público, privado e social- A sessão debaterá como cada um dos setores vem contribuindo para a melhoria da qualidade da Educação e quais são suas responsabilidades no desenvolvimento de uma sociedade melhor e mais justa para todos.
Sessão 3 – O sistema educacional brasileiro e a articulação entre os entes da federação na garantia de Educação de qualidade – Nesta sessão será debatido como cada nível da federação está garantindo o direito de aprender de todas as crianças do Brasil em cada uma das etapas de ensino – da Educação Infantil ao Ensino Médio.
Sessão 4 – Cooperação entre poderes Executivo, Legislativo e Judiciário pela garantia de Educação de qualidade com equidade – A sessão analisará como garantir a articulação e o alinhamento efetivo dos três poderes não apenas no nível federal, mas também nos níveis estaduais e municipais para que a agenda educacional seja efetivada com qualidade e equidade para todas as crianças e jovens do País.
Acesse aqui a programação completa.
O 2º Congresso Todos Pela Educação – Educação: Agenda de Todos, prioridade Nacional conta com o apoio do Conselho Nacional de Educação (CNE), da Education Above All Foundation e do Instituto Natura. Todas as sessões são abertas ao público e gratuitas. Porém, por conta do número limitado de vagas, a inscrição é obrigatória. Para saber mais sobre o congresso e inscrever-se, acesse www.todospelaeducacao.org.br/congresso.