Fundação Amazonas Sustentável ajuda a promover o turismo sustentável na Amazônia
Por: GIFE| Notícias| 09/06/2014Quem for acompanhar os jogos do Mundial de 2014 em Manaus (AM) e estiver interessado em fazer passeios turísticos pela região, pode contar com as novas opções de roteiros sustentáveis pelo Rio Negro, que o Fórum de Turismo de Base Comunitária (TBC) do Baixo Rio Negro acabou de lançar.
Os roteiros envolvem inciativas das comunidades ribeirinhas de Manaus e Iranduba (AM) e, além de incentivar o consumo consciente, reduzindo os impactos do turismo no meio ambiente, têm o objetivo de aumentar o interesse, a qualificação, o apoio ao desenvolvimento e a gestão do turismo de base comunitária em Unidades de Conservação (UCs).
“Ao apoiar e dinamizar o turismo de base comunitária, sobretudo por meio de uma divulgação responsável, são criadas condições alternativas para a geração de trabalho e renda e, consequentemente, melhoria da qualidade de vida”, explica Michelle Costa, coordenadora de Projetos Técnicos da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) – instituição apoiadora da inciativa.
Os novos roteiros serão realizados pela Campanha Passaporte Verde – projeto da Parceria Global para o Turismo Sustentável, coordenada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Confira o bate-bola com a coordenadora da Fundação Amazonas Sustentável.
redeGIFE – Qual a importância de uma iniciativa desse porte?
Michelle Costa – A Copa do Mundo traz consigo a possibilidade de divulgação de práticas sustentáveis de turismo que são desenvolvidas por comunidades ribeirinhas no Amazonas. Diferente do turismo convencional, esta modalidade oferece ao público experiências socioculturais e ambientais únicas. É no que apostam os comunitários que vivem na região do baixo Rio Negro e o Fórum de Turismo de Base Comunitária, composto por mais de 20 organizações comunitárias, governamentais, não-governamentais e instituições de pesquisa que atuam no estado do Amazonas na temática turística.
Estas instituições foram consultadas pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), no âmbito da Campanha Passaporte Verde, para indicarem roteiros turísticos sustentáveis para divulgação junto ao público que assistirá aos jogos da Copa do Mundo nas cidades que os sediarão. Como resultado, a campanha incluiu em sua plataforma de divulgação os roteiros turísticos Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro e Turismo Comunitário do Rio Negro (Tucorin), que envolvem 12 diferentes comunidades situadas nas margens direita e esquerda do Rio Negro.
redeGIFE – Quais as expectativas e resultados esperados?
Michelle Costa – A expectativa principal é a divulgação eficiente e responsável das iniciativas turísticas e o reconhecimento formal de organizações de elevado conceito, como o PNUMA. A eficiência da divulgação será refletida no aumento das visitas a estas comunidades, cuja expectativa para o período dos jogos programados para acontecer em Manaus, é a de triplicar. A responsabilidade da divulgação residirá na correta codificação da mensagem ao público, que permita atender ao fluxo esperado de turistas sem comprometer a capacidade de carga das comunidades e, consequentemente, reduzir a disponibilidade dos anfitriões – os caboclos ribeirinhos – reconhecidos pela tradicional receptividade e alegria.
A Copa, portanto, representa uma oportunidade para divulgar estas opções aos turistas locais, brasileiros e estrangeiros que virão a Manaus. Como legado da Copa, os atores envolvidos esperam que seja estabelecido um canal de divulgação contínuo, que possa atrair turistas mesmo depois do evento.
Para conhecer os roteiros acesse o site e clique em Manaus.
A Fundação Amazonas Sustentável é associada GIFE