Umane lança Observatório da Saúde Pública, plataforma que reúne bases de dados e análises sobre saúde no Brasil
Por: Umane| Notícias| 28/10/2024Acesso ampliado a dados e informações sobre saúde de forma gratuita, expandindo o acesso às informações confiáveis de 17 bases de dados
São Paulo, 21 de outubro de 2024 – A Umane, organização da sociedade civil, independente, isenta e sem fins lucrativos que apoia iniciativas no âmbito da saúde pública, anuncia novidades na sua plataforma de dados: o Observatório da Atenção Primária evoluiu e agora se chama Observatório da Saúde Pública (OSP). A plataforma, lançada em 2021, reúne dados gratuitos, análises e pesquisas essenciais sobre a saúde pública no Brasil. A atualização do nome reforça a capacidade da plataforma de servir profissionais, pesquisadores e tomadores de decisão, expandindo o acesso a informações confiáveis de 17 bases de dados, como SINASC, SIA, SIM, CNES, Covitel, Vigitel, entre outras fontes relevantes.
Acesso facilitado às informações sobre saúde
A página inicial do novo OSP foi reformulada para tornar mais simples a navegação e o acesso às informações sobre a saúde pública no Brasil. Seja você um gestor de políticas, profissional de saúde, jornalista, pesquisador ou estudante, a plataforma oferece, de maneira fácil e intuitiva, acesso aos dados, análises e artigos de blog necessários em um único lugar. Essas melhorias atendem a um público mais amplo e foram desenvolvidas para tornar dados de saúde complexos mais acessíveis, promovendo facilidade para uma tomada de decisão baseada em dados confiáveis.
“Sabemos que o acesso a dados confiáveis e de fácil interpretação é fundamental para semear temas para priorização e maior aprofundamento por parte dos gestores públicos, profissionais da saúde e da sociedade como um todo. Nosso objetivo é criar uma plataforma que não apenas reúna informações, mas que apoie a tomada de decisão e o enfrentamento de desafios estruturais e emergentes da saúde pública, como a prevenção de doenças crônicas e o fortalecimento da Atenção Primária.”, afirma Erika Lopes, especialista em monitoramento e avaliação da Umane.
Monitoramento das macrorregiões de saúde do Brasil
Além das atualizações de arquitetura da plataforma, o OSP agora oferece o acompanhamento frequente de indicadores priorizados para as macrorregiões de saúde do Brasil, que são responsáveis pelo Planejamento Regional Integrado (PRI) do SUS. Cada macrorregião, composta por uma ou mais regiões de saúde, conta com indicadores selecionados que auxiliam na análise das condições de saúde locais. Em parceria com o Núcleo de Saúde do Insper, a Umane realiza atualizações trimestrais desses indicadores, com base em dados acumulados ao longo dos últimos 12 meses, permitindo uma análise contínua e atualizada do cenário de saúde regional.
Biblioteca ampliada e estudo sobre a saúde em São Paulo
A Biblioteca do OSP foi enriquecida com novos materiais de referência e publicações científicas, oferecendo uma análise aprofundada sobre temas como prevenção de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) e o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS). Agora, os usuários podem explorar um acervo completo de pesquisas e documentos científicos produzidos pela Umane e pelos seus parceiros, fornecendo as ferramentas necessárias para decisões baseadas em evidências.
Além disso, o OSP disponibiliza o estudo “Síntese de Evidências Sobre Saúde no Município de São Paulo”, que traz dados inéditos sobre as condições de saúde da população do município de São Paulo. A pesquisa aborda indicadores importantes, como a mortalidade materna, a mortalidade prematura cardiovascular e a mortalidade prematura por diabetes, oferecendo uma visão detalhada do cenário da saúde pública na maior cidade do país.
Uma plataforma pensada para profissionais e o público
O OSP tem como objetivo ser uma ferramenta indispensável para todos os envolvidos no ecossistema da saúde pública no Brasil. Com filtros personalizáveis e visualizações detalhadas, a plataforma permite que os usuários customizem suas análises com base em regiões e temas específicos de saúde, facilitando a interpretação dos dados para decisões que possam impactar positivamente a saúde pública.
Sobre a Umane
A Umane é uma organização da sociedade civil, independente, isenta e sem fins lucrativos que apoia iniciativas no âmbito da saúde pública com o objetivo de contribuir para um Sistema Único de Saúde (SUS) mais resolutivo e de melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem no Brasil. Em 2023, a Umane apoiou 19 projetos, realizados de forma colaborativa com 53 parceiros, entre diversos setores da saúde, da sociedade civil e do poder público.
A atuação da Umane se dá por meio de três programas: o de Atenção Integral às Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), com iniciativas de controle dos fatores de risco, rastreamento, ampliação do acesso à saúde e ao monitoramento dos fatores de risco na Atenção Primária à Saúde; o Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) como ordenadora do cuidado no SUS, por meio do apoio a iniciativas que visem melhorias operacionais, de produtividade de equipes, de integração de serviços e da incorporação de novas tecnologias ao sistema de saúde e o programa Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, financiando programas que acompanhem e monitorem desfechos desfavoráveis durante a gestação e as condições de saúde de crianças e adolescentes no contexto das Doenças Crônicas Não Transmissíveis e dos fatores de risco.