Projetos que buscam melhorar o ensino de matemática do 6º ao 9º ano nas escolas públicas recebem aporte de até R$ 80 mil
Por: Fundação Itaú| Notícias| 27/01/2025Lista de selecionados em edital, divulgada pelo Itaú Social e MEC, contempla 18 propostas, avaliadas a partir de critérios como inovação, redução das desigualdades e promoção da aprendizagem
O Itaú Social, em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), divulga a lista de projetos selecionados no Edital “Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental”. O objetivo é reconhecer e fomentar iniciativas que promovam a aprendizagem em matemática nas escolas públicas, abrangendo os Anos Finais do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano.
Sônia Dias, gerente de Desenvolvimento e Soluções do Itaú Social, ressalta a importância desta área do conhecimento como uma prioridade nas políticas educacionais: “A educação matemática no Brasil não pode ser vista como um privilégio de poucos, mas como um direito fundamental de todos. Cada desempenho baixo em avaliações como SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) e TIMSS (Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências) é um reflexo da desigualdade que perpetua em nosso sistema educacional. Ao apoiar iniciativas inovadoras e inclusivas, estamos não apenas contribuindo para a melhoria do aprendizado, mas abrindo portas para um futuro mais equitativo e promissor para todos os jovens brasileiros”.
Ao todo, foram 1.392 inscrições de todas as regiões do país. Entre os participantes constam professores, coordenadores e gestores de escolas públicas que atuam nos Anos Finais; organizações sem fins lucrativos que desenvolvem projetos voltados ao ensino e aprendizagem de matemática na rede pública; professores universitários, pesquisadores, estudantes de graduação e licenciatura, além de projetos de extensão e iniciação científica.
As propostas, recebidas entre 26 de setembro e 31 de outubro de 2024, foram avaliadas com base em critérios como inovação, redução das desigualdades e efetividade na qualificação do ensino e na promoção da aprendizagem.
Na lista de selecionados, constam 18 projetos distribuídos entre as modalidades Reconhecimento e Fomento. A primeira busca valorizar boas práticas já consolidadas em todo o país, ampliando seu alcance e potencializando seus impactos. Trata-se de uma oportunidade para inspirar educadores e comunidades, além de fortalecer a pesquisa e a prática pedagógica em matemática nas redes públicas de ensino. Nesse contexto, os projetos selecionados receberão um auxílio financeiro de R$ 10 mil e terão suas práticas divulgadas em uma coletânea produzida pelo Itaú Social.
Tabela 01: Selecionados na categoria Reconhecimento
Projeto | Inscrito | UF |
Aprendizagem Ativa em Matemática: Mapas Mentais como Forma de Registro Próprio dos Estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental. | Liiane Rezende Anastacio | MG |
Semana da Matemática | Valéria Souza Farias | RS |
Matemática com Sabor de Quilombo | Dandaras | BA |
Laboratório de Matemática Móvel e Virtual | Bruna de Sousa de Oliveira | DF |
ELES DANÇAM, EU DANÇO Estudo das relações existentes entre o movimento corporal e os deslocamentos na dança e as transformações isométricas no plano cartesiano. | Marcia Maria Viana | RJ |
Ananse – Tecendo sabedoria na matemática com jogos e elementos culturais africanos | Simone Maria de Moraes | BA |
Laboratório sustentável de matemática da Escola Gertrudes Prata Lima – LSM GPL | Miguel Vinícius Câmara | CE |
Robótica com materiais recicláveis e tecnológicos no campo da matemátca prática | Antonio de Souza | MA |
HORT&MAT: a horticultura como ferramenta para o ensino e aprendizagem da geometria plana. | Petronilio Pereira Bispo | BA |
Ensino e aprendizagem de geometria com a utilização do geogebra em tablets na unidade escolar | Alexander Pires da Silva | RJ |
Na modalidade Fomento, voltada para projetos em fase de planejamento, o apoio financeiro pode alcançar até R$ 80 mil, incluindo acompanhamento para a execução das atividades previstas para o primeiro semestre de 2025. A categoria abrange etapas como implementação, expansão, monitoramento e avaliação das práticas.
Tabela 02: Projetos selecionados na categoria Fomento
Projeto | Inscrito | UF |
Investigações sobre processos de ensino e aprendizagem de probabilidade e risco nos anos finais do ensino fundamental: Constituição de um grupo colaborativo de formação e pesquisa envolvendo Diretorias Regionais de Educação do município de São Paulo. | Edda Curi | SP |
Promovendo a Aprendizagem de Matemática na Transição dos Anos Iniciais para os Anos Finais: Uma Abordagem Baseada nas Mentalidades Matemáticas | Eduarda Cardoso | RJ |
Desenvolvimento da competência de análise e intervenção didática e competência matemática de professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental | Roger de Abreu Silva | RS |
Mente, Cérebro e Conhecimento: Rumo a Práticas Especializantes e Inovadoras para/na Formação de professores de matemática | Etienne Lautenschlager | RN |
Ensino de Frações na Formação Inicial de Professores de Matemática: Produção de Conhecimento Pedagógico e Práticas Inovadoras para os Anos Finais do Ensino Fundamental | Julia Schaetzle Wrobel | ES |
Laboratório Itinerante de Matemática e seu Ensino – LIME | Daniel de Jesus Silva | BA |
Habilidades de Geometria da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os Anos Finais do Ensino Fundamental com o auxílio de recursos digitais e materiais concretos dinamizados por Professores da Baixada Fluminense | Marcelo de Oliveira Dias | RJ |
Formação continuada de professores de Matemática na abordagem maker: o ensinar, a partir do ‘fazer’ | Fabiana Santos Cotrim | SP |
Os projetos submetidos ao edital podiam contemplar duas categorias principais: práticas de ensino-aprendizagem em matemática e desenvolvimento de conhecimentos e habilidades docentes. A avaliação foi conduzida por especialistas, incluindo professores da área e colaboradores da Fundação Itaú, com base nos critérios definidos no edital.