Fundação Otacílio Coser celebra 77 mil jovens de escolas públicas alcançados na 19ª edição do Programa Escolaí
Por: Fundação Otacilio Coser| Notícias| 17/02/2025
Realizado pela Fundação Otacílio Coser em parceria com secretarias de Educação em apoio ao projeto de vida dos estudantes, o Programa Escolaí concluiu em 2024 sua 19ª edição com números recordes. Foram alcançados 77 mil jovens de escolas públicas em nove municípios e três estados – São Paulo, Espírito Santo e, pela primeira vez, Rio de Janeiro –, sendo a maioria dos anos finais de Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Diretamente, mais de 12 mil jovens protagonizaram quatro missões culturais colaborativas, em que fortalecem habilidades alinhadas à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e ao mundo do trabalho, despertando para seus sonhos e talentos.
Em 2024, as atividades lideradas pelos jovens em temas como diversidade cultural, cultura da paz, saúde mental, sustentabilidade e finanças envolveram diretamente 2100 famílias. Com uma metodologia renovada nos últimos três anos, o Escolaí tem cumprido o papel de aproximar as famílias e a comunidade educativa, fortalecendo a ação dos professores na criação dos vínculos necessários para a conclusão da Educação Básica.
Para ampliar a conexão desses jovens com o mundo do trabalho, a iniciativa contou ainda com experiências piloto de mentoria de profissionais voluntários em escolas e visitas de campo dos estudantes a empresas apoiadoras, como a Tegma, em São Bernardo do Campo (SP).
Resultados
O índice de satisfação do Programa Escolaí chegou a 95, o maior NPS em três anos de acompanhamento. Além disso, 96% dos 57 educadores que responderam à pesquisa da Fundação perceberam mudanças positivas nos jovens, destacando maior engajamento, protagonismo, responsabilidade e comprometimento.
Camila Rocha e Silva, CEO da Fundação Otacílio Coser, destaca o potencial da iniciativa para que os jovens das escolas públicas enxerguem um futuro no mundo do trabalho. “O Programa Escolaí representa o DNA da nossa missão, que é a igualdade de oportunidades para as juventudes mais vulneráveis do país. É uma alegria celebrar a evolução dessa metodologia e também a expansão do nosso alcance que, em três anos, saltou de 40 para 115 escolas públicas”, destaca.
Sobre a Fundação Otacílo Coser
A Fundação Otacílio Coser atua para gerar conexões e oportunidades para as juventudes em situação de vulnerabilidade social, desde a educação básica até o mundo de trabalho. Com iniciativas para estimular a conclusão do ensino médio e um começo de vida profissional no setor formal, busca contribuir para a superação de processos crônicos de exclusão social. Ao longo de 25 anos, sua missão é inspirada no compromisso de promover a inclusão e o desenvolvimento do Brasil.