Oi Futuro divulga resultado do Oi Novos Brasis
Por: GIFE| Notícias| 01/12/2014Os vencedores do edital de seleção do programa Oi Novos Brasis acabam de ser divulgados. Ao todo, 22 projetos desenvolvidos em todo o território brasileiro foram selecionados.
A iniciativa do Instituto Oi Futuro teve como objetivo destacar o trabalho de organizações sociais e iniciativas comunitárias que utilizam tecnologias da informação e comunicação, tecnologias de baixo impacto ambiental e estímulo ao aprendizado e ao trabalho colaborativo em rede para viabilizar a construção de novas realidades.
O edital valorizou ações focadas em segmentos sociais historicamente excluídos como pessoas com deficiência; comunidades ribeirinhas, pescadores, caiçaras, extrativistas agroflorestais; mulheres; povos indígenas; afrodescendentes e quilombolas; e população urbana e rural em área de vulnerabilidade.
Em 2014, o edital chegou a sua 10 edição e, ao longo de todos esses anos, mais de 170 projetos já foram apoiados pelo Oi Novos Brasis. Confira abaixo o descritivo das iniciativas vencedoras dessa edição:
Projeto: Integrando direitos humanos e socioambientais
Estado: Acre
Organização: Centro de Defesa dos Direitos Humanos e Educação Popular do Acre (CDDHEP-AC)
Objetivo: Desenvolver a comunidade rural da Vila Campinas, em Plácido de Castro, integrando ações socioeconômicas, ambientais e culturais. A ideia é fomentar o desenvolvimento comunitário, utilizando ferramentas como educação popular, cidadania e ações agroecológicas de geração de renda.
Projeto: Resgatando a Boa Hora da Castanha
Estado: Amazonas
Organização: Associação de Moradores Agroextrativistas da Comunidade de Boa Esperança (AMABES)
Objetivo: Mapear as castanheiras para promover a coleta da oleaginosa em locais abandonados da floresta, além de proporcionar condições para que as famílias trabalhem com o extrativismo e manejo da castanha ainda na floresta.
Projeto: Educando para Recaatingar
Estado: Bahia
Organização: Instituto Mata Branca
Objetivo: Sensibilizar as comunidades para a prática do recaatingamento, contribuindo para a diversidade e permanência de aves e mamíferos no bioma, por meio de ações de educação ambiental, preservação, conservação, reprodução e plantio de mudas de plantas nativas da caatinga.
Projeto: Jovem Empreendedor Rural
Estado: Ceará
Organização: Agência de Desenvolvimento Econômico Local
Objetivo: Contribuir para inclusão socioprodutiva e para permanência dos jovens no Território do Vale do Curu, localizado no semiárido cearense. A ideia é que esses jovens sejam atores de transformações socioeconômicos positivas na agricultura familiar, promovendo o desenvolvimento local.
Projeto: Rede Tucum – Tecendo Comunicação Solidária
Estado: Ceará
Organização: Instituto Terramar de Pesquisa e Assessoria a Pesca Artesanal
Objetivo: Qualificar a participação dos jovens, fortalecendo a estratégia de comunicação e gestão do turismo comunitário, considerando aspectos produtivos, organizativos, culturais, sociais e políticos das comunidades.
Projeto: Nós Amamos Laje
Estado: Espírito Santo
Organização: Associação Ateliê de Ideias
Objetivo: Contribuir para valorizar as referências positivas sobre o Território do Bem em suas oito comunidades, criando canais para o reconhecimento e o compartilhamento da produção endógena de cultura e de arte com os moradores da região.
Projeto: MAES – Módulos Agroecológicos Sucessionais
Estado: Goiás
Organização: Associação de Mulheres Rurais e Artesanais de Barro Alto e Santa Rita do Novo Destino
Objetivo: Desenvolver a cadeia produtiva da agroecologia nos assentamentos de reforma agrária da região de Barro Alto e Santa Rita do Novo Destino, buscando resgatar e valorizar a autoestima e o saber da agricultora, reconhecer o papel da mulher camponesa e promover a biodiversidade.
Projeto: Quilombo Vivo
Estado: Maranhão
Organização: Associação de Quilombos do Nordeste – AQUINE
Objetivo: Capacitar mulheres quilombolas em gestão de empreendimentos da agricultura familiar nos temas quintais agroecológicos; preparo e higienização de alimentos; design das embalagens de produtos e gastronomia quilombola.
Projeto: Saberes, cultura e sustentabilidade dos povos
Estado: Mato Grosso
Organização: Associação dos Moradores Agroextrativista da Resex Guariba Roosevelt, Rio Guariba – AMORARR
Objetivo: Promover o fortalecimento das formas de representação, organização e inclusão social para a gestão de negócios sustentáveis e consolidação de alternativas econômicas que levem em consideração os saberes e condições tradicionais de uso da floresta.
Projeto: Gerando conhecimentos socioambientais com TIC′s
Estado: Mato Grosso
Organização: Associação de Educação e Assistência Social Nossa Senhora da Assunção
Objetivo: Sistematizar, divulgar e multiplicar conhecimentos socioambientais, fruto das experiências realizadas nos últimos 10 anos pelas cinco entidades que compõem a Articulação Xingu Araguaia (AXA), através da implementação de ferramentas TIC colaborativas e da divulgação de experiências de reflorestamento.
Projeto: As Marruás Pantaneiras e seus doces caseiros
Estado: Mato Grosso do Sul
Organização: Associação de Mulheres Extrativistas do Pantanal
Objetivo: Industrialização dos doces caseiros, divulgação sobre a biodiversidade e venda dos produtos.
Projeto: Centro de Mídias de Acesso Público (CMAP)
Estado: Minas Gerais
Organização: Associação Imagem Comunitária – Grupo de Pesquisa e Experimentação em Mídias de Acesso Público
Objetivo: Implantar um centro de promoção de acesso de 30 grupos e movimentos culturais populares às mídias e oferecer cursos e oficinas por meio de plataforma online.
Projeto: Point Colibri de Comunicação
Estado: Pará
Organização: Associação Folclórica e Cultural Colibri de Outeiro
Objetivo: Capacitar e instrumentalizar 40 pessoas da comunidade, na faixa etária a partir de 11 anos, para o uso das redes sociais para divulgação das ações promovidas pela associação e da comunidade em geral, estimulando a participação, o pensamento crítico e de solução das suas necessidades.
Projeto: Semeando cidadania no semiárido paraibano
Estado: Paraíba
Organização: Cunhã Coletivo Feminista
Objetivo: Colaborar para que mulheres rurais, de comunidades tradicionais e associações comunitárias do Cariri Ocidental paraibano, incidam para a garantia de direitos e o acesso às políticas e serviços sociais básicos para suas comunidades.
Projeto: Meninas e Meninos da Alegria
Estado: Pernambuco
Organização: Grupo de Informática Comunicação e Ação Local
Objetivo: Vivenciar momentos de construção de novos conhecimentos e saberes, com 1400 crianças e adolescentes rurais, estudantes das escolas municipais do campo de Glória do Goitá, utilizando as tecnologias de informação como suporte para produção de materiais de comunicação.
Projeto: Um olhar para a cidadania
Estado: Piauí
Organização: Instituto COMRADIO do Brasil
Objetivo: Promover ações voltadas para encontrar soluções concretas que favoreçam a inclusão social de cegos e amplie o debate sobre acessibilidade a partir dos meios de comunicação, campanhas e eventos sobre a cidadania, tendo como ponto de partida a formação profissional em rádio e TV.
Projeto: APPs em rede – aplicativos que transformam
Estado: Rio de Janeiro
Organização: Associação Experimental de Mídia Comunitária
Objetivo: Ampliar a perspectiva de vida de jovens moradores de comunidades de baixa renda, com ações de qualificação no campo do desenvolvimento de aplicativos e sistemas para dispositivos móveis, apostando no uso das tecnologias de informação para construção de ferramentas que melhorem as condições de vida.
Projeto: Jovem técnico agroecológico
Estado: Roraima
Organização: Agência de Desenvolvimento Sustentável Socioagroambiental – ADLIS
Objetivo: Incentivar o desenvolvimento sustentável mediante adoção de práticas agroecológicas, fortalecendo a participação dos jovens das comunidades do Território da Cidadania Sul de Roraima na troca de saberes socioagroambientais.
Projeto: Rede Informa – Estabelecendo cidadania
Estado: Rio Grande do Sul
Organização: Programa de Apoio a Meninos e Meninas – PROAME
Objetivo: Garantir a efetivação dos direitos humanos de crianças, adolescentes e jovens, potencializando a execução das ações compartilhadas em rede, que possibilitará a disseminação da informação sobre os caminhos do atendimento, bem como as fragilidades da oferta de serviços no fomento de políticas públicas.
Projeto: Sabores da Roça
Estado: Santa Catarina
Organização: Centro de Motivação Ecológica e Alternativas Rurais
Objetivo: Fortalecer a comercialização em rede de alimentos agroecológicos no território do Alto Vale do Itajaí, por meio da qualificação na organização produtiva, na estrutura de recepção-distribuição dos alimentos e na comunicação com os consumidores.
Projeto: Rede de turismo ambiental comunidades tradicionais
Estado: São Paulo
Organização: Associação Cultural Comunitária Gaivota
Objetivo: Desenvolver o potencial do turismo ambiental nas comunidades tradicionais quilombolas da fazenda e indígenas das aldeias Boa Vista e Renascer de Ubatuba, unindo-as em rede e estabelecendo parcerias para garantir a subsistência e a sustentabilidade ambiental.
Projeto: Construção de um novo tempo para o projeto de assentamento Água Branca
Estado: Tocantins
Organização: Instituto Zerbini Sustentável e Solidário
Objetivo: Construir um novo modelo de produção no PA (Projeto de Assentamento) Água Branca no qual agrega a produção de alimentos saudáveis consorciado com a proteção de nascentes e de APP′s, a participação familiar (homens, mulheres e jovens), o uso de trabalho coletivo de produção (mutirão), a proteção do bioma Amazônia e Cerrado.
Mais informações sobre as iniciativas podem ser obtidas no site da organização (www.oifuturo.org.br).
Com informações do portal Oi Futuro
O Instituto Oi Futuro é associado GIFE