Inscrições abertas para o Programa Benchmarking Brasil 2015
Por: GIFE| Notícias| 23/02/2015O Programa Benchmarking Brasil é uma iniciativa que reconhece as melhores práticas de sustentabilidade no país. O ranking tem como objetivo mostrar como as organizações estão trabalhando as questões socioambientais, compartilhando sua prática no dia a dia.
Para participar da 13ª edição da iniciativa, empresas e gestores devem inscrever suas experiências até o dia 31 de março. Até 35 cases poderão ser certificados como “Cases Benchmarking”, que entrarão para o Banco Digital de Boas Práticas Socioambientais.
Metodologia
O Programa Benchmarking utiliza uma metodologia de seleção e avaliação pautada por conceitos como abrangência, transparência e independência. A tecnologia é reconhecida pela ABNT.
As práticas são agrupadas em 10 categorias: Resíduos; Energia, Emissões; Recursos Hídricos e Efluentes; Educação, Informação e Comunicação Socioambiental; Ferramentas e Políticas de Gestão; Manejo e Reflorestamento; Pesquisas Científicas e Desenvolvimento de Novos Produtos; Proteção e Conservação; e Arranjos Produtivos.
Comissão técnica
Todos os anos uma nova comissão técnica é criada para avaliar os cases. A comissão é formada por uma equipe multidisciplinar de especialistas na área e conta com acadêmicos, representantes de organizações renomadas e da mídia especializada. Nessa edição, a comissão técnica reúne profissionais de países como África do Sul, Estados Unidos, Holanda, Portugal, Reino Unido e Brasil.
Entre os especialistas, representantes de organizações de peso como a Associação Industrial Portuguesa; o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC); a Associação Brasileira de Normas Técnica (ABNT); o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud); o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Ministério do Meio Ambiente, entre outros.
Confira a lista com todos os integrantes da comissão de 2015.
Banco de práticas
Ao longo dos últimos 13 anos, o Programa Benchmarking já selecionou e certificou 311 cases de boas práticas socioambientais, de 172 instituições de todos os setores, localizadas em 17 Estados do país. As organizações e cases podem ser conhecidos no próprio site do Benchmarking Brasil.
Inscrições
Para participar, as empresas podem inscrever seus cases gratuitamente no site da iniciativa, até o dia 31 de março.
Para concluir o processo de inscrição é necessário assinar um termo de compromisso que engloba vários requisitos, como, por exemplo, a autorização da publicação do conteúdo do case inscrito, caso ele seja selecionado. O regulamento e outras informações podem ser acessadas no site do programa (http://benchmarkingbrasil.com.br/) ou pelo telefone (11) 3729-9005.