Vale a Pena Perguntar: BRICS e a nova ordem global multipolar

Por: Fundação FHC| Notícias| 23/06/2025

A sétima temporada da série Vale a Pena Perguntar já está no ar — e, desta vez, acompanhada de uma publicação que aprofunda os debates da série em texto.

Juntos, minidocumentários e caderno de entrevistas abordam as vantagens, dilemas e desafios que a participação no BRICS coloca para o Brasil em meio à rivalidade crescente entre Estados Unidos e China. O assunto está na ordem do dia, com o Brasil atualmente na presidência do bloco, e sua cúpula anual sendo realizada no Rio de Janeiro em 6 e 7 de julho deste ano.

Vale a Pena Perguntar – o futuro começa com boas perguntas.

Essa temporada é dividida em quatro episódios e quatro pílulas:

BRICS: uma nova ordem global multipolar?
Brasil no BRICS: presidência e contradição
Poder econômico do BRICS: desdolarização e Novo Banco de Desenvolvimento
Papel da China no BRICS: a potência do Sul Global
Venezuela no BRICS?
BRICS e transição energética
Índia e transição energética
O BRICS representa o Sul-Global?

Baixe gratuitamente o caderno de entrevistas no site da Fundação FHC.

Especialistas entrevistados:

Ana Garcia
Professora adjunta de Relações Internacionais e do Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). É membro da diretoria da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI) e pesquisadora associada do BRICS Policy Center (PUC-Rio), onde foi diretora entre 2021 e 2023.

Guilherme Casarões
Cientista político e professor da FGV EAESP. Foi professor visitante da Brown University e é coordenador do Observatório da Extrema Direita. Realiza pesquisas na área de política externa brasileira e extrema direita global.

Fernanda Magnotta
Doutora pelo Programa San Tiago Dantas (UNESP/UNICAMP/PUC-SP), coordenadora de Relações Internacionais da FAAP e Senior Fellow do CEBRI. É analista internacional da CNN Brasil. Foi bolsista Fulbright na University of Southern California e Global Fellow do Wilson Center.

Larissa Basso
Pesquisadora do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, é doutora em Relações Internacionais (UnB), mestre em Políticas Públicas Ambientais (University of Cambridge) e em Direito Internacional (USP), e graduada em Direito (USP). Foi pesquisadora na University of California San Diego e na Stockholm University e consultora do Ipea. Trabalha com políticas ambientais e climáticas, em negociações internacionais e dinâmicas domésticas, desde 2013.

Marianna Albuquerque
Professora do Instituto de Relações Internacionais e Defesa da UFRJ (IRID-UFRJ), Senior Fellow do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) e Raisina Fellow da Observer Research Foundation (ORF-India). Possui pós-doutorado em Ciências Militares (ECEME) e é doutora e mestra em Ciência Política (IESP-UERJ).

Pedro Dallari
Professor titular de Direito Internacional do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI-USP) e membro da Comissão de Direitos Humanos da Universidade, desempenhou funções especializadas junto à Organização dos Estados Americanos (OEA). Foi juiz e presidente do Tribunal Administrativo do Banco Interamericano de DesenvolA sétima temporada da série Vale a Pena Perguntar já está no ar — e, desta vez, acompanhada de uma publicação que aprofunda os debates da série em texto.vimento (BID) e coordenou a Comissão Nacional da Verdade (CNV).

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional

Translate »