FME fortalece Atenção Primária em Salvador

Por: Fundação Maria Emília| Notícias| 30/06/2025

O Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) firmou, no final de maio (29/05), uma parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador para cocriar iniciativas de fortalecimento da Atenção Primária, com foco na institucionalização de práticas de gestão da qualidade e do cuidado clínico orientado por evidências, e da qualificação do acesso aos serviços especializados no SUS, com ênfase na redução das filas de espera.

A parceria terá a duração de três anos e faz parte de um novo projeto do IEPS, em fase de consolidação, que reúne a expertise desenvolvida em dois projetos anteriores: o InovAPS, criado em 2023 e implementado em Sobral, no Ceará; e o Recife Monitora, parte do projeto Qualifica Atenção Básica, iniciado em 2021 na capital pernambucana. A iniciativa conta com o financiamento da Umane, do Instituto Devive e da Fundação Marília Emília (FME)

“Estamos desenvolvendo esse novo projeto a partir das experiências de sucesso que construímos com a implementação do InovAPS em Sobral e com do Recife Monitora. Esses projetos ofereceram aprendizados importantes e a partir disso estamos construindo um novo ciclo de atuação para o fortalecimento da Atenção Primária. A parceria com Salvador é o primeiro passo nesta nova etapa e estamos muito confiantes nos resultados que podemos conquistar em conjunto com a Saúde do município”, explicou Arthur Aguillar, diretor de políticas públicas do IEPS.

A importância da parceria e do investimento em soluções inovadoras para ampliar o acesso e a qualidade da saúde pública foi destacada por Bruno Reis, prefeito de Salvador. “Salvador tem avançado muito nos últimos anos, mas sabemos que os desafios são grandes e exigem estratégias modernas e eficazes. A iniciativa é um passo decisivo para ampliar a resolutividade da Atenção Primária e garantir que o cuidado chegue com mais qualidade e rapidez a quem mais precisa”, afirmou.

Rodrigo Alves, secretário de saúde da capital baiana, enfatizou a importância do fortalecimento da Atenção Primária e o potencial para melhorar a qualidade do SUS no município. “A saúde pública só é transformadora se for, antes de tudo, acessível e centrada nas pessoas. A iniciativa nos permite olhar com profundidade para os nossos desafios e construir soluções viáveis e sustentáveis, que vão refletir diretamente na ponta. Esse é um compromisso com a dignidade de quem busca cuidado e com a valorização do SUS que queremos fortalecer”, afirma o secretário municipal da Saúde, Rodrigo Alves.

Além de Arthur Aguilar, do prefeito Bruno Reis e do secretário Rodrigo Alves, participaram da cerimônia de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica Arminio Fraga, presidente do conselho do IEPS; Miguel Lago, diretor executivo do IEPS; Edriane Teixeira,  subsecretária de saúde de Salvador;  Mariana Troccoli, diretora da Diretoria Estratégica de Gestão de Pessoas e Processos de Saúde; Thereza Tourinho, diretora presidente da FME; e Thamile Accioly, diretora executiva da FME.

Fortalecimento da Atenção Primária

No eixo da parceria voltado ao fortalecimento da Atenção Primária, o IEPS oferece apoio técnico para a estruturação de estratégias de monitoramento, capacitação das equipes de saúde da família, padronização de protocolos clínicos baseados em evidências científicas e uso de tecnologias para acompanhamento em tempo real. As ações visam qualificar a resolutividade da Atenção Primária, além de aprimorar os fluxos de encaminhamento para os demais níveis de atenção, contribuindo de forma estratégica para a redução de filas na média e alta complexidade.

Qualificação dos encaminhamentos e gestão das filas de espera

Também está prevista a reestruturação das filas de atendimento nos níveis especializados do SUS como parte do conjunto mais amplo de ações da parceria. Essa frente envolve o desenho de estratégias intersetoriais e tecnológicas para a qualificação dos encaminhamentos realizados pela Atenção Primária, bem como o redesenho de fluxos e integração com serviços especializados — promovendo maior agilidade, equidade e eficiência no acesso ao cuidado.

A primeira etapa do projeto será dedicada à construção de um diagnóstico da rede de saúde soteropolitana para identificar as fragilidades e oportunidades do sistema. Na sequência, o IEPS e a Secretaria de Saúde irão cocriar soluções para os desafios da saúde no município, que serão testadas em uma UBS-piloto e depois ampliadas para toda a cidade.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional

Translate »