GIFE assina Compromisso ao lado de fundações globais em defesa do multilateralismo
Por: GIFE| Notícias Institucionais| 14/07/2025
A cidade de Sevilha, na Espanha, sediou entre os dias 30 de junho e 3 de julho a Quarta Conferência sobre Financiamento para o Desenvolvimento (FFD4), onde chefes de Estado e organizações se reuniram para ajudar a moldar o futuro da cooperação para o desenvolvimento. Na ocasião, o GIFE se somou a diversos atores da filantropia que, encabeçados pela OCDE Network of Foundations Working for Development e Wings lançaram o Compromisso de Sevilha.
O documento propõe que as fundações assumam um papel estratégico no financiamento de ações com alto potencial transformador. O destaque à filantropia marca um avanço importante no reconhecimento da sua contribuição para o desenvolvimento sustentável. Entre 2016 e 2019, fundações e organizações internacionais sediadas em países do Sul Global destinaram cerca de US$ 42 bilhões a esse propósito.
Entre os acordos assumidos, estão:
- A renovação do compromisso com o multilateralismo, através do envolvimento em iniciativas de capital catalítico através de Parcerias Público-Privadas-Filantrópicas;
- Aproveitar os fortes laços locais da filantropia para ir além dos paradigmas de cima para baixo, liderados pelo Norte;
- Apoiar a liberação de mais recursos nos países em desenvolvimento
“Embora a filantropia não deva e não vá substituir o papel dos governos, ela pode contribuir significativamente por meio de visão de longo prazo e investimento coletivo. Há um grande potencial para fortalecer a infraestrutura para doações, incluindo fundos comunitários, plataformas locais de doações, inovação e movimentos, dados e pesquisas essenciais, defesa de ambientes favoráveis e redes filantrópicas”, diz a declaração publicada pela OCDE.