Organizações do terceiro setor que se comunicam bem são mais fortes e eficazes, acredita especialista

Por: GIFE| Notícias| 27/07/2015

Pensar, propor e estabelecer a comunicação como parte estratégica das organizações do terceiro setor se tornou assunto primordial para quem quer ser mais forte e eficaz num cenário de intensas mudanças. Essa é a opinião de Sean Gibbons, diretor executivo da The Communications Network, uma rede que busca ajudar os líderes de organizações sem fins lucrativos a compreender as questões atuais e incorporar boas práticas da área na gestão das entidades.

Segundo Sean, muitas fundações e institutos já compreendem a importância da comunicação em seu trabalho, mas, ao mesmo tempo, muitos ainda não, o que se torna preocupante frente às mudanças do campo. “Quem tinha uma estratégia de mídia social há dez anos? Por isso, nosso objetivo não é só o de salientar o quanto a comunicação é essencial para as organizações, mas também mostrar o quão crítico esse tema é para aquelas que querem ser eficazes”, disse.

Para o diretor da Rede, um dos maiores obstáculos para a comunicação ser de fato incorporada como parte estratégica das organizações é a mudança tecnológica constante, principalmente com o advento das mídias sociais que têm revolucionado a maneira com que as ideias e as informações são compartilhadas. “E, muitas vezes, é difícil para as organizações se adaptarem e evoluirem rapidamente”, aponta.

A respeito de boas práticas nesse campo, Sean aponta organizações como a Ford Foundation, The ONE Campaign, Freedom to Marry, The Pew Charitable Trusts e a Fundação Knight.

Conferência internacional

Diante destes desafios e a fim de orientar as entidades que querem ter uma comunicação eficaz, mas não sabem como chegar lá, a The Communications Network organiza o ComNetThe Communications Network Annual Conference, conferência internacional de comunicação na área social. Neste ano, a atividade será realizada de 30 setembro a 2 outubro, em San Diego, nos Estados Unidos.

O GIFE, inclusive, está organizando uma delegação brasileira para participar da conferência, tendo em vista a relevância do tema, que se tornou uma das agendas estratégicas de atuação da entidade para os próximos anos.

O evento é indicado pela Stanford Social Innovation e contou, no ano passado, com a participação de organizações como Rockefeller Foundation, Ford Foundation, Human Rights Watch, Youtube, entre muitos outros nomes.  “Essa será a primeira vez que GIFE vai estar presente num evento como este, mas acreditamos ser um espaço relevante, principalmente pelo momento que estamos passando, de levar a comunicação ao nível mais estratégico e entender o que é feito de mais novo no tema. Será muito importante montarmos uma delegação forte. Além disso, é importante inserir o Brasil num evento internacional sobre o tema e trazer de volta os aprendizados para dividir com os associados”, destaca Mariana Moraes, coordenadora de Comunicação do GIFE.

A conferência espera receber mais de 450 profissionais líderes de organizações sem fins lucrativos e fundações de todo o setor social para troca de experiências sobre o potencial da comunicação estratégica para a transformação social.

“Nossa conferência permite que as pessoas de todo o mundo possam compartilhar ideias, inovações e melhores práticas no campo. Os participantes têm a oportunidade de interagir com os seus pares, abrindo espaço de intercâmbio e promovendo a colaboração. Eles também aprendem a partir das principais vozes no campo por meio de sessões. Como uma rede, acreditamos que nossos membros são a nossa força e colocar estes profissionais em contato é uma das melhores maneiras de impulsionar a mudança social”, ressalta Sean.

O diretor da Rede explica que a conferência oferece uma plataforma para qualquer comunicador do setor social compartilhar uma história de sucesso ou aprendizado que possa beneficiar todo o setor. “Ao capacitar todos os nossos participantes, não só para aprender, mas também ensinar, esperamos estimular as trocas que são necessárias para tornar a comunicação estratégica para a área social”.

O tema deste ano será “Making Ideas Move” e irá nortear as várias iniciativas a serem realizadas na conferência. Entre as mesas de debate, serão discutidos temas como, por exemplo, “Construindo uma estratégia de conteúdo Sustentável” e “Como usar a influência para obter impacto”.

Como parte da programação, a conferência promove também o Laboratório ComNet15. Nesta atividade, as organizações, as empresas e os participantes poderão reservar salas de reuniões para conhecerem diretamente novos programas ou mostrar produtos de comunicação inovadores, fazer novas conexões e aprender a como se tornar um melhor usuário de um produto ou programa.

Os participantes poderão também ouvir de CEOs das principais organizações sem fins lucrativos e fundações do mundo sobre como eles vêem o papel, valor e impacto da comunicação atualmente. Isso será feito a partir de um painel de discussão moderado por Eric Nee, editor-chefe da Stanford Social Innovation Review.

A confererência contará ainda com 12 sessões extras que serão promovidas por organizações participantes. Todas terão como proposta mostrar às pessoas como combinar suas ideias com o poder da comunicação estratégica a fim de aumentar a conscientização, mudar atitudes e incentivar as pessoas a se envolver. Há, por exemplo, uma sessão sobre “Como fazer sua voz nas redes sociais mais humana” e uma sobre “Jornalismo e Artes para envolver as comunidades e promover mudança social”.

Os interessados em participar da delegação do GIFE podem entrar em contato com Mariana, pelo e-mail: [email protected].

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