Entidades lançam consulta pública sobre Índice Empresarial de Direitos Humanos

Por: GIFE| Notícias| 09/09/2015

O Índice Empresarial de Direitos Humanos, uma nova iniciativa de seis organizações, está com uma consulta pública aberta, até o dia 02 de outubro, sobre o desenvolvimento do quadro metodológico do índice.

A proposta é que os interessados possam fazer comentários sobre dois documentos-chave que tratam de sua metodologia: o Documento de Referência para Realização de Consultas com Múltiplos Atores, que define a visão geral, os parâmetros e os processos de criação do índice, assim como a primeira versão da Lista de Indicadores, que apresenta os indicadores detalhados específicos por cada tema de medição. São cinco tópicos principais: liderança, governança, sistemas de gestão, desempenho e divulgação de informações.

As sugestões enviadas por meio da consulta pública serão utilizadas para rever a metodologia antes da publicação do primeiro índice empresarial piloto, previsto para ser divulgado em março de 2016.

A proposta do índice é incentivar as empresas a melhorarem o seu desempenho nos direitos humanos por meio da criação de uma classificação  transparente, confiável e aberta ao público a respeito de políticas, processos e práticas empresariais nesse âmbito.

A partir desta iniciativa, os propositórios do índice esperam, por exemplo, que os investidores estejam melhor informados para direcionar investimentos em empresas que apresentarem bom desempenho em relação aos padrões internacionais de direitos humanos, e que a sociedade civil, as comunidades e os consumidores possam fazer boas escolhas, assim como pressionar avanços em direitos humanos nas empresas.

O material pode ser acessado aqui.

 

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional