A filantropia colaborativa como forma de expansão

Por: GIFE| Notícias| 26/07/2010

Jessica Brown*

Os desafios ambientais que as fundações procuram abordar são progressivamente complexos e de natureza sistêmica. As fundações fazem esforços para lograr impacto na melhor oportunidade. Pode ser desafiador para uma pequena equipe desenvolver o conhecimento e a experiência requerida para lidar com os problemas na origem. Um avanço poderia estar na diversidade de novas iniciativas para estimular as fundações a colaborar.
A Climate Works, por exemplo, é uma colaborativa internacional focada em lidar com mudanças climáticas através de padrões de eficiência de energia, fornecimento de energia de baixo carbono e preservação ambiental. Esta rede de fundações regionais do clima cria espaço para obter uma estratégia comum e pôr o compartilhamento de capacidades técnicas e recursos financeiros de doadores múltiplos. Criados mais recentemente estão a Rede de Financiadores Ambientais (Enviromental Funders Network) e a Rede de Ação de Filantropia Florestal (Forest Philantrophy Action Network).
Canalizar fundos através de fundações já existentes é outra estratégia interessante. As doações da Fundação Tides de Warren Buffet e as da Fundação Bill &Melinda Gates exemplificam dois destaques nos EUA. Fundos de Doadores aconselhados podem também reunir fundos de filantropia para um objetivo estratégico específico. Esta prática tão bem desenvolvida nos EUA foi recentemente experimentada pelo Coutts, um banco privado do Reino Unido, que lançou um piloto de fundo ambiental.
No entanto, as maiores fundações sequer imaginam que poderiam solucionar os principais problemas sem necessariamente atrair os enormes recursos (e função do mercado) das empresas e do governo. Observem o espaço para “parcerias filantrópicas público-privadas”, onde as fundações geram parcerias com empresas e grupos governamentais a fim de acelerar o impacto de um mercado em particular. Um bom exemplo disso é o esforço combinado entre a fundação Rockefeller, a empresa de resseguros Swiss Re, a Oxfam America e a Universidade de Columbia para modelar a reação do mercado que pode ajudar as comunidades mais vulneráveis às variações ou mudanças climáticas.
O enfoque das parcerias pode ser o caminho para alcançar a expansão necessária e lograr as mudanças. Isto é parte essencial para que fundações menores como a Fundação Tellus Mater possam estabelecer uma estratégia orientada à expansão. A velocidade com a qual as fundações criam meios ou juntam recursos para objetivos semelhantes assim como as novas interações com empresas, fundos de investimentos e governos, sugerem uma instigante nova agenda.

*Jessica Brown é Diretora da Fundação Tellus Mater.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional