A produção de Conhecimento do GIFE em 2022

Por: GIFE| Notícias| 09/01/2023

Entre sistematização de dados, pesquisas, artigos e notas técnicas, o GIFE produz conhecimento para qualificar os debates sobre o setor e que contribui para a tomada de decisão das instituições associadas e parceiras. Relembre os principais lançamentos de 2022. 

Podcast, Sumário Executivo, Key Facts e Infográficos do Censo GIFE 2020

Para repercutir os achados da nova edição do Censo GIFE 2020, o quinto episódio da série Especial redeGIFE conta com a participação de Allyne Andrade, superintendente adjunta do Fundo Brasil de Direitos Humanos, e Vanessa Nascimento, diretora-executiva do Instituto de Referência Negra Peregum. Na mediação, Graziela Santiago, gerente de projetos da ponteAponte, organização responsável pela coordenação técnica da nova edição do Censo.

Com o objetivo de destacar dados do Censo GIFE 2020, e facilitar o acesso ao leitor, o GIFE lançou o Sumário Executivo da pesquisa em duas versões, português e inglês, além dos Key Facts e cinco infográficos temáticos: Educação; Defesa de Direitos, promoção da democracia e incidência pública no Investimento Social Privado (ISP); Diversidade, equidade e inclusão; Censo GIFE e BISC – Cenários do ISP; Grantmaking – Um retrato do financiamento no Brasil.

Divulgada em dezembro de 2021, a 10ª edição do Censo GIFE  contou com a participação de 81% da base de associados, o que equivale a 131 organizações. O levantamento é considerado uma das principais pesquisas sobre o setor do Investimento Social Privado (ISP) no Brasil, e esta edição foi marcada por recordes e fatores inéditos.

Artigos GIFE

Os Artigos GIFE trazem reflexões e análises de pesquisadores brasileiros de diferentes áreas do saber com o objetivo de estimular, ampliar e disseminar a produção de conhecimento qualificado sobre o campo. Em 2022, dois artigos foram lançados:

Terceiro setor e políticas públicas na área da cultura: oportunidades e desafios, de Cecília Cristófaro Ribeiro e Letícia Agati Madeira e Articulação das organizações da sociedade civil por meio do contrato público de solução inovadora, de Aline Costa Apolinário e Rebeca de Oliveira Souza. 

Notas Técnicas

A série Notas Técnicas publica obras curtas e objetivas para estimular o debate de conceitos, oferecer orientações técnicas e detalhamentos sobre modos de fazer, buscando responder questões relevantes e práticas sobre o campo da filantropia e do investimento social. Em 2022, a série publicou Nudges em campanhas de captação de recursos no terceiro setor, com autoria de Flavio Pinheiro, Marcos Paulo de Lucca-Silveira. 

Agenda de Avaliação

A Agenda de Avaliação tem como objetivo fomentar a cultura avaliativa entre os associados do GIFE, por meio da qualificação e da disseminação das práticas de monitoramento e avaliação  no setor do investimento social privado e das organizações da sociedade civil. Em 2022 foram lançados o guia e o podcast Mais avaliação menos desigualdades, além da realização do Seminário Internacional: Avaliação e Democracia

Coleção Movimento por uma Cultura de Doação na Sinapse 

A coleção especial do Movimento por uma Cultura de Doação (MCD) lançada em 2022 divulga conteúdos sobre o fortalecimento da cultura de doação no país, direcionados a todas as pessoas interessadas na causa. 


Apoio institucional